adeptos-logo
Nacional
29/07/25

802 dias depois, um Sporting-Benfica sem Viktor Gyökeres

Sporting e Benfica voltam a encontrar-se esta quinta-feira, às 20h45, no Estádio Algarve, para disputar a Supertaça Cândido de Oliveira.

Sporting e Benfica voltam a encontrar-se esta quinta-feira, às 20h45, no Estádio Algarve, para disputar a Supertaça Cândido de Oliveira. Um dérbi que marca o arranque oficial da temporada 2025/26… e que terá uma ausência de peso: Viktor Gyökeres

Veja também: João Cancelo furioso à pancada em discoteca no Algarve

Pela primeira vez em 802 dias, os leões vão a jogo sem o seu antigo goleador frente ao eterno rival. O internacional sueco transferiu-se para o Arsenal, num negócio que pode render ao Sporting até 76 milhões de euros, e deixa em Alvalade um vazio que Rui Borges terá agora de preencher. 

Certo é que Bruno Lage, do lado encarnado, respira de alívio. Gyökeres tornou-se, ao longo das últimas duas épocas, num verdadeiro tormento para o Benfica. Em sete dérbis, marcou quatro golos e fez três assistências, contribuindo decisivamente para eliminações em Taças e pontos perdidos na Liga

O ‘caça-águias’ em números 

Gyökeres estreou-se em dérbis a 12 de Novembro de 2023, com um golo na derrota por 2-1 na Luz. A partir daí, foi decisivo em praticamente todos os encontros: 

  • 29 Fev. 2024 – Marca o golo da vitória (2-1) na meia-final da Taça de Portugal 
  • 2 Abr. 2024 – Assiste Hjulmand no empate (2-2) que apura o Sporting para o Jamor 
  • 6 Abr. 2024 – Único dérbi sem golo nem assistência (vitória com bis de Catamo) 
  • 29 Dez. 2024 – Assiste Catamo para o 1-0 na Liga 
  • 11 Jan. 2025 – Marca no empate na Taça da Liga (Sporting perde nos penáltis) 
  • 10 Mai. 2025 – Assiste Trincão no empate (1-1) na Luz que praticamente garante o título 
  • 25 Mai. 2025 – Abre o marcador de penálti na final da Taça de Portugal (remontada por 2-1) 

Veja também: Lage magoado com Félix após decisão de rumar ao Al Nassr

Desde o último dérbi sem Gyökeres – um empate 2-2 a 21 de Maio de 2023 – passaram-se 802 dias. Na altura, o empate abriu caminho ao título nacional para o Benfica. Agora, sem o sueco, os leões preparam-se para uma nova era. 

Quem sucede ao goleador? 

A camisola 9 passou para Conrad Harder, o jovem dinamarquês contratado ao Nordsjaelland por 19 milhões de euros na época passada, que somou vários minutos na pré-época e é, neste momento, o favorito à titularidade. 

Rodrigo Ribeiro, de regresso a Alvalade após um empréstimo discreto ao AVS (um golo em 23 jogos), também foi utilizado nos particulares, embora sem grande destaque. 

Mas a grande incógnita chama-se Luis Suárez. O colombiano, contratado por 22,2 milhões de euros (mais 5,3 milhões em bónus), chega do Almería como reforço de peso e pode ser lançado diretamente num dérbi à antiga, para tentar mostrar desde já que o legado de Gyökeres não será impossível de igualar. 

Veja também: Pai de Félix explica por que o filho rejeitou o Benfica e rumou ao Al Nassr

Uma nova era começa no Algarve

Se o Sporting vencer, a narrativa será de continuidade e capacidade de renovação. Se perder, inevitavelmente surgirão comparações e a sombra de Gyökeres continuará a pairar sobre o ataque leonino.

O que é certo é que o ‘caça-águias’ já não está em Lisboa. A dúvida agora é: quem será o próximo?

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!