adeptos-logo
Nacional
08/07/25

Euro 2025: Portugal arranca empate contra a Itália perto do fim

Diana Gomes salvou, Patrícia Morais brilhou e a Seleção Nacional feminina agarra-se à última jornada para continuar a sonhar.

Diana Gomes salvou, Patrícia Morais brilhou e a Seleção Nacional feminina agarra-se à última jornada para continuar a sonhar. O empate a uma bola frente à Itália, esta segunda-feira, permitiu a Portugal somar o primeiro ponto no Euro 2025, mantendo-se ainda vivo o objetivo de alcançar pela primeira vez os oitavos de final de uma grande competição internacional

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Depois da goleada sofrida diante da Espanha (5-0), a equipa orientada por Francisco Neto entrou em campo com o peso da obrigação. E com mudanças. Foram cinco no onze inicial, da baliza ao ataque, com destaque para o regresso de Kika Nazareth, 117 dias depois da grave lesão sofrida ao serviço do Barcelona.

Itália por cima, Patrícia Morais em modo muralha

A primeira parte foi quase toda italiana. A formação transalpina entrou melhor, teve mais bola e criou várias oportunidades de golo, travadas por uma Patrícia Morais inspirada. A guardiã do SC Braga foi determinante com defesas cruciais, nomeadamente aos 8 minutos (remate de Girelli) e já perto do intervalo, ao sair aos pés da mesma adversária, num momento que valeu tanto como um golo.

Portugal teve dificuldades evidentes na construção, com pouca ligação entre as médias Norton, Tatiana Pinto e Kika. Ainda assim, conseguiu aguentar o 0-0 até ao intervalo. Pelo meio, a Itália ainda celebrou um golo, bem anulado por fora de jogo, e acertou no ferro por Salvai. 

Veja também: Benfica, Sporting e FC Porto disputam talentoso médio arménio

Girelli fez tremer o sonho, Diana Gomes voltou a acender a chama

No segundo tempo, Portugal precisava de reagir. Mas foi a Itália que voltou a marcar primeiro. Aos 70 minutos, Cristiana Girelli aproveitou um erro no posicionamento defensivo e marcou um golo de belo efeito, sem hipóteses para Patrícia Morais.

Mesmo assim, a Seleção Nacional não se rendeu. Com Andreia Jacinto em campo, o meio-campo ganhou critério e, aos 81 minutos, Diana Silva ainda fez o empate, mas o VAR anulou o golo por fora de jogo milimétrico.

A reta final foi de loucos. Carole Costa atirou à trave aos 89’, e logo de seguida, Diana Gomes apareceu no sítio certo, após jogada de insistência entre Dolores Silva e Tatiana Pinto, para empatar a partida. Era o prémio merecido para uma equipa que nunca desistiu.

Veja também: Mulher de André Silva reage a confusão que envolve irmão de Jota

Ainda houve tempo para novo susto na área portuguesa, com Patrícia Morais a segurar o empate com mais uma defesa monumental, e para um cruzamento venenoso de Lúcia Alves que quase deu golo… já depois dos 90. Pelo meio, Ana Borges acabou expulsa de forma polémica, agravando as dificuldades para o próximo jogo.

O que falta para Portugal seguir em frente

Com este empate, Portugal soma agora 1 ponto e mantém possibilidades matemáticas de qualificação. Para isso, precisa de: 

  • Vencer a Bélgica na última jornada 
  • Esperar que a Itália perca com a Espanha 
  • Recuperar a diferença de golos em relação às italianas (atualmente, -5 para Portugal, +1 para Itália) 

Veja também: O verdadeiro motivo para a ausência de Ronaldo do funeral de Jota

Não será fácil, mas o espírito de luta está lá. Como disse Francisco Neto no final, “foi um jogo à Diogo Jota, numa homenagem emotiva ao internacional português recentemente falecido, e à sua família. 

A derradeira jornada do grupo será jogada a 5 de Julho, e Portugal terá de entrar em campo com tudo. Porque ainda há esperança. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!