adeptos-logo
Internacional
06/07/25

Luiz Díaz arrasado após funeral de Jota: "Que vergonha"

A ausência de Luis Díaz no funeral de Diogo Jota e do irmão André Silva está a gerar uma onda de críticas e revolta entre adeptos de todo o mundo, incluindo colombianos.

A ausência de Luis Díaz no funeral de Diogo Jota e do irmão André Silva está a gerar uma onda de críticas e revolta entre adeptos de todo o mundo, incluindo colombianos. O avançado do Liverpool, antigo jogador do FC Porto, não viajou para Portugal, ao contrário de grande parte do plantel dos reds, que se deslocou a Gondomar para prestar a última homenagem ao internacional português. 

Veja também: Kátia Aveiro responde a críticas à ausência de Ronaldo no funeral de Jota

No adeus emocionado a Jota e André Silva, na manhã de sábado, estiveram presentes várias figuras do futebol inglês, como James Milner e Jordan Henderson. Díaz, apesar de manter uma relação próxima com Diogo Jota, não marcou presença — e esse facto está a ser fortemente condenado nas redes sociais. 

“Tristeza” e “vergonha”: a reacção dos adeptos 

A reação foi particularmente dura por parte de adeptos colombianos, que recordaram o gesto de solidariedade que Diogo Jota teve com Luis Díaz, em 2023, quando o pai do colombiano foi sequestrado. Na altura, Jota homenageou o colega em campo, levantando a sua camisola após marcar um golo. Para muitos, esse momento obrigava agora a uma retribuição em sinal de respeito e amizade. 

Veja também: Proposta milionária do Arsenal convenceu o Sporting e Gyökeres está de saída

Veja também: O verdadeiro motivo para a ausência de Ronaldo do funeral de Jota

Não podes virar as costas a alguém que teve um gesto contigo quando estavas a passar mal”, lê-se num dos muitos comentários críticos dirigidos ao avançado. Outro internauta não poupou palavras: “Deixaste de ir ao funeral do teu amigo, deixaste de lado a sua família, a tua equipa e os adeptos para estares com influencers? Que vergonha”. 

A indignação agravou-se após surgirem imagens de Luis Díaz, ainda na sexta-feira (dia do velório), a aparecer de forma descontraída em vídeos de influenciadores digitais — um contraste gritante com o luto vivido em Portugal. 

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Explicação da ausência: foi mesmo a viagem? 

A polémica tomou tal dimensão que, na Colômbia, surgiram já justificações para a ausência. Lizeth Torres, chefe de redação do Diario Deportes, assegura que a viagem de regresso a Portugal era logisticamente inviável.

A deslocação Barranquilla-Bogotá-Lisboa demoraria quase 24 horas, se tudo corresse bem. O Liverpool informou que os jogadores estavam dispensados, caso não pudessem comparecer”, escreveu a jornalista na rede social X

Apesar de não estar presente fisicamente, Luis Díaz expressou o seu pesar através de uma mensagem publicada ainda na quinta-feira.

Não tenho palavras… Dói-me a alma. Há gestos que nunca se esquecem e o Diogo teve um comigo que me acompanhará para o resto da vida. O meu abraço está com a Rute, os três filhos e a família. Descansem em paz, Diogo e André”. 

Mesmo com esta mensagem sentida, a ausência continua a ser apontada por muitos como uma falha grave num momento de dor colectiva. 

Veja também: Revelado o que motivou o trágico acidente que vitimou Diogo Jota

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues