adeptos-logo
Nacional
22/07/25

FC Porto confirma venda de Francisco Conceição à Juventus

O FC Porto confirmou esta terça-feira, em comunicado à CMVM, a transferência de Francisco Conceição para a Juventus

O FC Porto confirmou esta terça-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a transferência de Francisco Conceição para a Juventus, num negócio que garante um encaixe financeiro total de 41,5 milhões de euros para os dragões. A operação envolve a venda da totalidade do passe por 32 milhões de euros, a que se somam 9,5 milhões relativos a um empréstimo concretizado na época passada.

Veja também: Comentador do Benfica aplaude descida do Boavista: "Pelo que fizeram ao Benfica..." (VÍDEO)

O jovem internacional português, que já se encontrava na Juventus por empréstimo, assinou agora em definitivo com o clube de Turim até 2030.

Francisco abdicou da sua parte para beneficiar o clube

Um dos detalhes mais relevantes deste negócio é a cedência voluntária, por parte do jogador, do direito a receber 20% do montante líquido da transferência. Essa percentagem caberia normalmente ao atleta, mas Francisco Conceição renunciou a esse valor, permitindo ao FC Porto arrecadar a totalidade dos 32 milhões fixos acordados com os italianos.

O FC Porto irá garantir a totalidade dos 32 milhões de euros, alcançando assim um encaixe total de 41,5 milhões de euros, acrescentando o montante de 9,5 milhões a título de empréstimo do jogador na época 2024/25”, lê-se no comunicado oficial.

Veja também: Rodrigo Mora em risco de deixar o FC Porto por causa de Farioli

Encargos e detalhes financeiros

O FC Porto acrescenta ainda que assumirá os encargos com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros — uma percentagem normalmente destinada a clubes formadores —, e que terá ainda custos com serviços de intermediação no valor de 10% da transação, já depois de descontado o valor do referido mecanismo de solidariedade.

Ou seja, apesar do encaixe bruto de 41,5 milhões de euros, haverá encargos associados a esses valores, como é habitual em transferências internacionais desta dimensão.

Um final anunciado, mas com impacto

A oficialização da venda de Francisco Conceição à Juventus não é surpresa. A cedência por empréstimo já indicava que a permanência em Turim era o desfecho mais provável, tendo em conta a boa adaptação do extremo português e o interesse dos bianconeri em assegurar a sua continuidade.

Veja também: Jogador do Arsenal festeja chegada de Gyökeres imitando a sua celebração (VÍDEO)

Para o FC Porto, trata-se de uma importante entrada de capital num contexto de forte pressão financeira, ao mesmo tempo que fecha um ciclo com um dos jovens talentos mais promissores da formação azul e branca — e, neste caso, filho de uma das figuras mais marcantes do clube nos últimos anos.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!