adeptos-logo
Internacional
08/08/25

Real Madrid ignora Bola de Ouro 2025… em protesto silencioso?

O Real Madrid é um dos clubes com mais nomeações para a edição de 2025 da Bola de Ouro, mas decidiu fazer… silêncio absoluto.

O Real Madrid é um dos clubes com mais nomeações para a edição de 2025 da Bola de Ouro, mas decidiu fazer… silêncio absoluto. Nem um “parabéns” nas redes sociais, nem uma menção discreta no site oficial. Nada. 

Veja também: Quem está mais forte? Benfica, FC Porto ou Sporting? Jesus responde

Uma ausência que está a dar que falar, sobretudo depois de a France Football ter anunciado a lista dos nomeados esta quinta-feira, onde constam três jogadores merengues na corrida ao prémio de melhor do mundo: Jude Bellingham, Vinícius Júnior e Kylian Mbappé. A juntar a estes, Courtois (Troféu Yachine), Dean Huijsen (Troféu Kopa), Caroline Weir (melhor jogadora) e Linda Caicedo reforçam a forte presença do clube blanco nas restantes categorias. 

Silêncio que diz tudo? 

De acordo com o jornal espanhol Marca, o silêncio do Real Madrid não é inocente. É, na verdade, uma resposta direta ao desfecho da edição anterior, quando o troféu foi atribuído a Rodri Hernández (Manchester City), numa decisão que caiu muito mal em Madrid. Florentino Pérez e restante direção consideraram que Vinícius Júnior devia ter vencido, sobretudo depois de ser distinguido como melhor jogador do mundo nos prémios The Best da FIFA.

Veja também: Reencontro entre Conceição e Villas-Boas no velório de Jorge Costa dá que falar

Na altura, os merengues boicotaram a cerimónia da Bola de Ouro de 2024 e parece que a postura se mantém em 2025. A famosa frase — “A partir deste momento, a Bola de Ouro deixa de existir” — atribuída à estrutura diretiva madridista, está agora a ganhar contornos muito reais. 

Ao contrário do ano passado, em que o clube destacou todos os nomeados com pompa e circunstância, desta vez… optou pelo bloqueio total. Resta saber se, a 22 de setembro, alguém em representação do Real Madrid estará presente no Théâtre du Châtelet, em Paris. 

Portugueses em destaque 

Apesar da postura madrilena, há boas notícias para o futebol português: Nuno Mendes, Vitinha e João Neves estão entre os nomeados ao prémio de melhor jogador do mundo, após uma época de luxo ao serviço do PSG, coroada com a conquista da Liga dos Campeões, Ligue 1, Taça e Supertaça de França, além da Liga das Nações com Portugal

Veja também: O recado de Ronaldo ao Benfica após transferência falhada de Félix (VÍDEO)

Na corrida pelo Troféu Kopa (melhor sub-21 do mundo), destaque para Rodrigo Mora (FC Porto) e novamente João Neves, que continua a acumular elogios internacionais pela sua qualidade e maturidade em campo. 

E entre os nomeados também surge o nome de Viktor Gyökeres, pelo que fez de leão ao peito. O avançado sueco brilhou no Sporting e garantiu a transferência para o Arsenal, num negócio que pode chegar aos 76 milhões de euros

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues