Viktor Gyökeres está prestes a assinar pelo Arsenal, mas a sua ascensão até ao topo do futebol europeu foi tudo menos convencional.
Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)
Em entrevista à BBC Sport, Erik Nathorst Windahl, director da formação do Brommapojkarna — clube sueco por onde passou o agora avançado do Sporting — explicou o percurso do sueco, lembrando que foi um caso raro de desenvolvimento tardio.
“É muito raro que um jogador possa estar num clube mais pequeno até tão tarde e depois conseguir chegar a uma grande academia. Talvez ele tivesse sido ainda melhor se tivesse vindo para nós mais cedo do que veio”, afirmou o responsável, recordando que Gyökeres só chegou ao Brommapojkarna com 15 anos.
Apesar de ter estado fora dos grandes centros de formação na infância, o jovem Viktor depressa se impôs na academia e subiu à equipa principal pouco depois.
“Estava mentalmente preparado para jogar contra homens quando ainda era um rapaz. Quando chegou, era um bom avançado. Quando saiu, tinha o pacote completo”, frisou Windahl.
Veja também: Benfica e Chelsea fecham acordo milionário por João Félix
Um perfil singular, com um plano claro
Para o diretor da formação do clube sueco, Gyökeres não é um jogador comum.
“Não consigo encontrar um jogador que esteja agora na nossa selecção ou no nosso clube que tenha estado tanto tempo num clube mais pequeno e só depois tenha dado o salto. Ele 'explodiu' tarde. Havia muitos rapazes nascidos em 1998 na Suécia que tinham um escalão superior ao dele”.
Mas o sucesso do avançado do Sporting não é fruto do acaso. Segundo Windahl, o jogador teve sempre uma estratégia clara para a carreira: escolher clubes onde pudesse ser protagonista.
“O mais importante para Viktor é estar num clube onde seja titular em todos os jogos e onde possa ser Viktor Gyökeres, e não apenas mais um jogador para impressionar o treinador. Não é uma questão de ego. Quando foi para o Sporting, pensou a 100% que ia ser a estrela”, explicou.
Veja também: Ex-treinador do FC Porto deixa conselho a Mora perante hipótese de saída
A caminho de Londres
Com a transferência para o Arsenal praticamente fechada, Gyökeres já tem autorização do Sporting para viajar para Londres e realizar os habituais exames médicos. A apresentação oficial poderá acontecer já este sábado, colocando um ponto final na aventura em Alvalade, onde se destacou com golos, assistências e uma presença dominante no ataque leonino.
Brommapojkarna: fábrica de talento sueco
Para além de Gyökeres, o Brommapojkarna é também o clube formador de outros talentos suecos como Dejan Kulusevski e Lucas Bergvall, ambos atualmente ao serviço do Tottenham. Sobre Bergvall, Windahl não poupou elogios:
“Acho que ele pode jogar em qualquer clube do mundo, sem problemas. É o médio centro perfeito. Consegue correr, rematar, passar e driblar. Não gosto da palavra talento, mas ele tem talento desde o dia em que nasceu”.
Veja também: Eis como o Sporting vai receber o bónus milionário do Arsenal por Gyökeres
Apesar da modesta dimensão do clube, o responsável fez questão de sublinhar que há sempre olhos atentos nas bancadas: “Em alguns jogos, são apenas os pais... e os olheiros”.