O Chelsea confirmou esta sexta-feira o favoritismo diante do Palmeiras de Abel Ferreira e garantiu a passagem às meias-finais do renovado Mundial de Clubes, ao vencer os brasileiros por 2-1 num duelo com história e emoção, que ficou também marcado pela sentida homenagem a Diogo Jota e André Silva.
Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)
Na reedição da final de 2021 — vencida pelos ingleses no prolongamento — os blues voltaram a superiorizar-se, desta vez no tempo regulamentar. Cole Palmer abriu o marcador aos 16 minutos e um autogolo infeliz do guarda-redes Weverton, aos 83’, selou o triunfo dos londrinos, depois do jovem Estêvão, de apenas 17 anos, ter empatado para o ‘verdão’ com um golo de levantar estádios.
Foi precisamente o prodígio brasileiro, já contratado pelo Chelsea, quem brilhou mais alto na equipa sul-americana, sendo mesmo eleito o melhor em campo. Com um remate de ângulo improvável, já perto da linha de fundo, Estêvão fez a bola embater na trave e entrar, num lance que simbolizou bem a qualidade e a irreverência do seu futebol.
Minuto de silêncio e homenagem emocionada a Diogo Jota
Antes do apito inicial no Lincoln Financial Field, em Filadélfia, cumpriu-se um minuto de silêncio em honra de Diogo Jota e do irmão André Silva, ambos falecidos num trágico acidente de viação em Espanha. Pedro Neto, visivelmente comovido, entrou em campo com uma camisola a homenagear os dois irmãos, num gesto que emocionou todo o estádio.
Veja também: Assim ficou o Lamborghini de Jota após o trágico acidente (VÍDEO)
Chelsea forte na primeira parte, Palmeiras a reagir
O Chelsea de Enzo Maresca entrou autoritário e dominador, e não tardou a chegar ao golo. Cole Palmer, cada vez mais afirmativo nesta equipa, aproveitou um passe de Chalobah, ajeitou o esférico e rematou com classe junto ao poste, inaugurando o marcador aos 16 minutos.
O domínio continuou até ao intervalo, com Palmer novamente em destaque, desta vez a servir Nkunko, que desperdiçou uma excelente ocasião. Mas o segundo tempo trouxe um Palmeiras mais atrevido e o golo de Estêvão aos 53 minutos devolveu o equilíbrio à partida.
O jogo ganhou intensidade, com ambas as equipas a criarem oportunidades. Do lado inglês, João Pedro e Palmer (de livre direto) estiveram perto de marcar. Do lado brasileiro, Allan e Paulinho também ameaçaram a baliza de Petrovic.
Veja também: Rúben Neves e Cancelo desabam em lágrimas no minuto de silêncio para Jota (VÍDEO)
O golo decisivo surgiu aos 83 minutos, num lance de puro azar para o Palmeiras: Malo Gusto cruzou da esquerda e, após um desvio traiçoeiro, Weverton acabou por ver a bola entrar na própria baliza.
Chelsea nas meias-finais com o Fluminense
Com esta vitória, o Chelsea apura-se para defrontar o Fluminense nas meias-finais do Mundial de Clubes, agendadas para terça-feira. A equipa carioca venceu o Al-Hilal por 2-1 e promete um confronto sul-americano contra europeu digno de uma grande competição.
Enzo Maresca não poderá contar com Delap e Colwill, ambos suspensos por acumulação de amarelos. Pedro Neto foi substituído aos 87 minutos, no único jogo desta edição em que não conseguiu marcar. O jovem reforço português Dário Essugo fez a sua estreia já nos descontos.