adeptos-logo
Modalidades
09/07/25

Brad Stevens e o papel de Queta em 2025/26: "Depende dele"

O presidente do basquetebol dos Boston Celtics, Brad Stevens, deixou elogios públicos a Neemias Queta.

O presidente do basquetebol dos Boston Celtics, Brad Stevens, deixou elogios públicos a Neemias Queta e acredita que o internacional português poderá ter um papel de maior destaque na próxima época da NBA. Após várias mexidas no plantel campeão de 2023/24, Stevens admitiu que o português está entre os principais postes disponíveis para Joe Mazzulla, mas sublinhou que o impacto que terá “depende dele”. 

Veja também: A reação do Benfica depois de o FC Porto ter contratado ex-árbitro

Durante uma conferência de imprensa centrada nas mudanças no plantel, Stevens confirmou as saídas de Kristaps Porzingis (transferido para os Hawks), Jrue Holiday (trocado para os Blazers) e Luke Kornet, que aceitou uma proposta milionária dos Spurs (41 milhões de dólares por quatro anos). Al Horford, de 39 anos, também deverá abandonar a equipa, sendo “pouco provável” a renovação. O dominicano, que pode mesmo optar pela reforma, é cobiçado por Warriors, Lakers e Nuggets. 

Com estas mudanças, o sector interior dos Celtics perde profundidade e experiência. Para 2025/26, sobram Neemias Queta, Xavier Tillman e Luka Garza como os principais postes do plantel. A ausência de Neemias na Summer League de Las Vegas — por estar ao serviço da Seleção Nacional — não preocupa o dirigente, que mostrou confiança no potencial do português: 

Acho que tivemos um luxo incrível com Luke e Neemy como 3.º e 4.º postes. Porque penso que eles são muito melhores do que isso. Luke terá um grande impacto em San Antonio e o Neemy tem grandes hipóteses de ter impacto aqui. Vai depender do seu comprometimento”. 

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Stevens explicou ainda que, apesar de o grupo de postes não ser o mais forte “no papel”, espera que mostrem em campo que estão prontos para assumir novas responsabilidades, sobretudo após o exemplo e liderança deixados por jogadores como Holiday e Horford. Neemias, aliás, tem frequentemente reconhecido a importância que ambos tiveram no seu crescimento, tanto dentro como fora do campo. 

Com a folha salarial dos Celtics ainda demasiado pesada para os limites impostos pela Liga a partir desta época, novas mexidas no plantel não estão descartadas. Sam Hauser poderá ser o próximo a sair, caso os responsáveis decidam aliviar a carga financeira. Até lá, a prioridade será avaliar os novos reforços e jovens talentos na Summer League, entre 10 e 20 de Julho, competição da qual Neemias estará ausente por integrar o estágio da Seleção Nacional para o EuroBasket 2025. 

Portugal está inserido no Grupo A, que se disputa em Riga, e onde enfrentará selecções como a Sérvia, Letónia, República Checa, Turquia e Estónia. Uma montra europeia onde Neemias poderá continuar a mostrar que está pronto para dar o salto definitivo… também na NBA. 

Veja também: FC Porto já aceitou proposta e Otávio está de saída

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues