Lando Norris venceu este domingo pela primeira vez em casa, numa das corridas mais caóticas da temporada de Fórmula 1.
Lando Norris venceu este domingo pela primeira vez em casa, numa das corridas mais caóticas da temporada de Fórmula 1.
Lando Norris venceu este domingo pela primeira vez em casa, numa das corridas mais caóticas da temporada de Fórmula 1.
Veja também: O verdadeiro motivo para a ausência de Ronaldo do funeral de Jota
No mítico circuito de Silverstone, o britânico da McLaren superou uma prova repleta de chuva, acidentes, penalizações polémicas e estratégias imprevisíveis, para conquistar o seu oitavo triunfo na carreira — mas o primeiro perante os seus adeptos.
“É um sonho… a minha memória mais bonita”, confessou, emocionado, pelo rádio da equipa assim que viu a bandeira de xadrez.
A corrida, que assinalou os 75 anos do Mundial de Fórmula 1, começou com Max Verstappen a segurar a pole, pressionado por Oscar Piastri e Norris. Mas a chuva, que começou a cair com força à 10.ª volta, baralhou tudo.
Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)
Chuva, safety cars e confusão nas boxes
Com o dilúvio a abater-se sobre Silverstone, as equipas foram obrigadas a reagir num piscar de olhos. A McLaren arriscou uma dupla paragem que acabou por atrasar Norris, permitindo a Verstappen recuperar posição. Já Piastri, com andamento forte e boa leitura da pista molhada, isolou-se na frente… até ser travado pela entrada do safety car devido ao acidente de Hadjar.
A corrida recomeçou ao fim de três voltas com Hamilton a protagonizar uma notável manobra dupla sobre Ocon e Russell. No entanto, a instabilidade mantinha-se: confusão nas boxes, pilotos a trocar de pneus à pressa, engenheiros a dar ordens contraditórias e um pião de Verstappen à 21.ª volta que o atirou para 10.º.
Piastri penalizado, Hulkenberg surpreende
Quando parecia ter tudo controlado, Piastri foi penalizado em 10 segundos por “condução errática” durante o safety car — uma manobra que obrigou Verstappen a desviar-se e que promete gerar polémica, sobretudo por já ter acontecido com Russell no Canadá, sem qualquer punição.
Veja também: Revelado o que motivou o trágico acidente que vitimou Diogo Jota
Com a penalização, Norris saltou para a frente e cavou uma vantagem confortável. Piastri caiu para segundo e lá atrás, Hamilton pressionava Nico Hulkenberg na luta pelo terceiro lugar.
O alemão da Sauber, de 38 anos, resistiu estoicamente ao ataque do britânico e conquistou o primeiro pódio da sua carreira, à 239.ª corrida em Fórmula 1. Um feito que arrancou aplausos generalizados e que simbolizou bem a imprevisibilidade do fim-de-semana.
Resultado final memorável
Uma prova que começou com o caos da chuva e terminou com um triunfo emocional em casa para Norris e um lugar histórico no pódio para Hulkenberg. Já Piastri sai desiludido com a penalização e Verstappen, apesar do susto, conseguiu minimizar perdas.
Veja também: Luiz Díaz arrasado após funeral de Jota: "Que vergonha"
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!