A participação do FC Porto no Mundial de Clubes foi, no mínimo, desinspirada. Mas nem todos os jogadores saíram da prova com um “raspanete” público… Fábio Vieira não teve essa sorte. O médio português, emprestado pelo Arsenal aos dragões, foi incluído no pior onze da fase de grupos do torneio, numa lista elaborada pelo portal brasileiro Globoesporte.
Veja também: A ameaça de Ronaldo que virou assunto de Estado na Arábia
Onze para esquecer
A equipa dos “menos bons” tem nomes sonantes, e Fábio Vieira surge no meio-campo ao lado de Rodrigo de Paul (Atlético de Madrid) e Ander Herrera (Boca Juniors). Nada mau para quem só queria passar despercebido…
Na baliza está Conor Tracey, guarda-redes do Auckland City que encaixou 10 (!) golos frente ao Bayern Munique. Na defesa, o destaque vai para Kalulu (Juventus) e Javi Galán (Atlético de Madrid). No ataque aparecem nomes com créditos firmados como Cavani, Sorloth e Borja, todos muito abaixo do esperado.
O Atlético de Madrid é mesmo o clube com mais representantes nesta anti-selecção. Já o FC Porto, que também caiu na fase de grupos, vê Fábio Vieira assumir um lugar pouco invejável neste onze.
Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu
Um túnel a Messi… e pouco mais
Fábio Vieira foi titular nos três jogos do FC Porto frente a Palmeiras, Inter Miami e Al Ahly. No papel, era uma das figuras que podia trazer criatividade ao meio-campo. Na prática, pouco se viu. O grande momento que animou os adeptos portistas foi mesmo um túnel a Lionel Messi, no jogo contra o Inter Miami (1-2). Mas não bastou para apagar o resto da exibição — nem o torneio apagado do FC Porto no geral.
Assistiu para o golo de Samu frente ao Al Ahly, é certo. Mas ficou aquém das expectativas e foi duramente criticado por adeptos portistas, que esperavam mais do camisola 16.
Futuro em aberto
Com o empréstimo ao FC Porto a terminar, resta saber o que se segue para Fábio Vieira. O Arsenal, que pagou 35 milhões de euros ao FC Porto por ele em 2022, ainda tem contrato com o jogador até 2026. No entanto, tudo indica que os gunners estarão mais inclinados a vender o médio a título definitivo do que a prolongar a ligação.
O FC Porto poderá tentar nova cedência, mas a má época (e este Mundial desinspirado) não ajudam a reforçar a sua posição.
Veja também: Lage descai-se e confirma reforço do Benfica para a próxima época
Silêncio que se ouve
Enquanto colegas como Pepê, Otávio, Cláudio Ramos ou Diogo Costa recorreram às redes sociais para pedir desculpa aos adeptos e reconhecer o falhanço da temporada 2024/25, Fábio Vieira manteve-se em silêncio.
Por agora, o médio formado no Olival continua sem reacção pública ao Mundial e ao seu futuro. E isso, para muitos adeptos, só adensa as dúvidas.
Veja também: Revelada a quantia impressionante que Madureira escondia debaixo da cama