O Crucible de Sheffield está a aquecer — e os dois principais protagonistas desta edição do Mundial de Snooker já estão na segunda ronda.
Ronnie O'Sullivan venceu na primeira ronda do Mundial de Snooker e avança para a segunda. O campeão Zhao Xintong também passou. A "Maldição do Crucible" — nenhum estreante defendeu o título desde 1977 — vai ser testada até ao limite.
O Crucible de Sheffield está a aquecer — e os dois principais protagonistas desta edição do Mundial de Snooker já estão na segunda ronda.
Ronnie O'Sullivan, 50 anos, o homem que persegue o oitavo título que seria recorde absoluto da modalidade, venceu He Guoqiang na primeira ronda com a autoridade de quem já ganhou este torneio sete vezes. O jogo não foi isento de momentos de tensão — O'Sullivan esteve em desvantagem a certa altura — mas a experiência e a classe prevaleceram. O Rocket segue em frente.
Do outro lado da tabela, Zhao Xintong, campeão em título e o primeiro asiático a vencer o Crucible no ano passado, também avançou para a segunda ronda. O chinês foi mais tranquilo na sua primeira mão, impondo-se com a solidez que o caracterizou durante toda a campanha vitoriosa de 2025.
A narrativa central desta edição é precisamente o confronto entre os dois percursos. Desde 1977 que nenhum estreante conseguiu defender o título no Crucible no ano seguinte — são 21 tentativas falhadas ao longo de quase cinco décadas. Zhao vai tentar ser o 22.º a quebrar esta maldição. Do outro lado, O'Sullivan vai tentar ultrapassar Stephen Hendry e tornar-se o maior campeão de sempre da modalidade.
Se ambos continuarem a avançar, o cenário de uma final entre os dois — o veterano de 50 anos contra o campeão asiático de 27 — é o sonho de qualquer director de torneio. Com os resultados da primeira ronda a apontarem nessa direcção, Sheffield pode estar a preparar-se para uma das finais mais apelativas dos últimos anos.
O torneio dura até 4 de Maio. A segunda ronda começou hoje.