adeptos-logo
Internacional
09/07/25

Carlo Ancelotti condenado a um ano de prisão em Espanha

Carlo Ancelotti, uma das figuras mais respeitadas do futebol mundial, foi esta quarta-feira condenado a um ano de prisão em Espanha.

Carlo Ancelotti, uma das figuras mais respeitadas do futebol mundial, foi esta quarta-feira condenado a um ano de prisão em Espanha por fraude fiscal. A sentença foi proferida em Madrid e diz respeito à não declaração de rendimentos obtidos em 2014 através de direitos de imagem, durante a sua primeira passagem pelo comando técnico do Real Madrid.

Veja também: Kylian Mbappé vive romance com conhecida atriz portuguesa?

Apesar da condenação, o técnico italiano não cumprirá pena de prisão efectiva. A legislação espanhola permite que réus sem antecedentes criminais e cujas penas não ultrapassem os dois anos — desde que se trate de crimes não violentos — fiquem dispensados de entrar no sistema prisional. Ainda assim, Ancelotti terá de pagar uma multa no valor de 386.361,93 euros e ficará impedido de receber apoios públicos, incentivos fiscais e benefícios da segurança social durante três anos.

O caso arrasta-se há vários anos e envolve um total de 1.062.079 euros que as autoridades fiscais espanholas acusam o treinador de ter omitido ao fisco: 386 mil euros referentes a 2014 e mais 675 mil euros relativos ao ano seguinte. Curiosamente, Ancelotti acabou por ser absolvido da acusação referente a 2015, escapando assim a uma pena mais pesada. 

Veja também: FC Porto confirma primeiro reforço da era Farioli - OFICIAL

Durante o julgamento, Ancelotti alegou sempre boa-fé e desconhecimento técnico das questões fiscais. O treinador explicou que sempre confiou nos conselhos do clube e dos seus assessores financeiros, garantindo que nunca teve qualquer intenção de defraudar o Estado espanhol.

Com 66 anos, Carlo Ancelotti é atualmente selecionador do Brasil, cargo que assumiu no passado mês de junho. A sua ligação ao Real Madrid estende-se por dois períodos distintos: entre 2013 e 2015, altura em que conquistou a tão desejada décima Liga dos Campeões do clube merengue, e novamente entre 2021 e 2025, com novo sucesso europeu no currículo.

Veja também: Atitude de Manuela Moura Guedes sobre morte de Diogo Jota dá que falar (VÍDEO)

Este episódio, ainda que sem impacto imediato na sua carreira, representa mais um caso de conflito fiscal envolvendo figuras de topo do futebol mundial em Espanha, onde nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, José Mourinho ou Xabi Alonso também já enfrentaram problemas com as finanças.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues