O fim da novela está à vista. Sporting e Arsenal estão muito perto de selar o acordo que levará Viktor Gyökeres para a Premier League, numa transferência que poderá superar os 70 milhões de euros, tornando-se uma das mais caras da história do futebol português.
Veja também: Gesto de Farioli com os jornalista antes do treino do FC Porto dá que falar
Segundo revelou este sábado o jornalista britânico Ben Jacobs, os clubes estão em fase de acerto de “pequenos detalhes”, sendo expectável que a oficialização aconteça nas próximas horas.
Os gunners já garantiram o pagamento de 63,5 milhões de euros como valor fixo, mas o impasse continua nas variáveis. O Sporting quer bónus fáceis de atingir, ao passo que o Arsenal ainda procura cláusulas mais exigentes. A diferença, porém, parece agora mais de forma do que de fundo.
Do lado de Gyökeres, tudo está alinhado. O sueco, que se recusou a apresentar-se na pré-época leonina e falhou a viagem da equipa para estágio, prepara-se para assinar um contrato válido até junho de 2030, com um salário anual a rondar os oito milhões de euros — mais do triplo do que recebia em Alvalade. A cláusula de rescisão do avançado é de 100 milhões, mas os leões deverão fechar negócio por uma verba inferior, ainda assim histórica.
Veja também: Atenção Benfica: Volte-face inesperado no negócio Richard Ríos
Apesar do desejo de Mikel Arteta em ter o avançado já na digressão do Arsenal pela Ásia, a transferência não ficou concluída a tempo da viagem para Singapura, que arranca este sábado. O treinador espanhol pretendia integrá-lo rapidamente, mas terá de aguardar pela fase seguinte da preparação.
Outro nome que esteve no centro das negociações foi o agente Hasan Çetinkaya. O representante do jogador ameaçou inicialmente divulgar um alegado acordo com Hugo Viana — ex-diretor desportivo dos leões — que permitiria a saída por 60 milhões de euros. Contudo, o empresário sueco recuou, abdicando inclusivamente da comissão de 10% (mais de seis milhões de euros) a que teria direito, com o objetivo de facilitar o desfecho do processo.
A operação, quando finalizada, representará uma das vendas mais avultadas de sempre por parte do Sporting e um reforço de peso para o Arsenal, que aposta em Gyökeres para liderar o ataque nas próximas épocas. Com o dérbi da Supertaça frente ao Benfica marcado para 31 de julho, o Sporting já sabe que não poderá contar com o seu goleador — que está de malas feitas para Londres.