O triunfo do FC Porto por 3-0 frente ao V. Guimarães, no Estádio do Dragão, serviu não só para iniciar a I Liga com o pé direito, mas também para que Alberto Costa, lateral dos dragões, deixasse clara a sua admiração pela mentalidade e espírito de grupo que encontrou no clube.
Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica
Em declarações no final do encontro, o jogador, que chegou esta época proveniente da Juventus, sublinhou que o ambiente no balneário portista se distingue profundamente daquele que viveu em Turim.
“Sinceramente, é a união. Nota-se que o grupo é mais unido e a mentalidade é de campeão. Todos os jogos são para ganhar, não há cá ‘meias-tretas’”, afirmou, realçando a frontalidade e a exigência competitiva como marcas da cultura do FC Porto.
Alberto aproveitou também para lembrar a importância do resultado, que interrompeu um jejum de vitórias sobre o Vitória SC no Dragão que já durava dois anos.
“Foi uma exibição sólida contra uma equipa que é muito unida e que nos criou dificuldades. Era importante começar bem e mostrar que estamos prontos para lutar por tudo”, acrescentou.
Veja também: Farioli risca jogador do jogo com V. Guimarães e que pode estar de saída
O jogador não esqueceu a carga emocional que marcou a semana, com a morte de Jorge Costa, lendário capitão portista.
“Isto era o mínimo que podíamos fazer por ele. Entrámos em campo com a responsabilidade de honrar a sua memória”, destacou.
Sobre a sua adaptação à equipa, Alberto afirmou sentir-se no contexto ideal para evoluir, tanto defensiva como ofensivamente: “Gosto de atacar, mas também aprecio o trabalho defensivo. Aqui tenho a oportunidade de melhorar em ambos os aspetos, porque a competitividade diária nos treinos é altíssima”.
Com ambições bem definidas, o lateral foi direto nos objetivos para a temporada: “Queremos vencer todos os jogos, conquistar o campeonato e a Liga Europa. Temos plantel e mentalidade para isso”.
Veja também: Benfica disposto a bater recorde de transferência por extremo do Wolfsburgo
Com este discurso, Alberto reforça a imagem de um FC Porto coeso, exigente e determinado, num início de época marcado tanto pelo sucesso em campo como pela emoção fora dele.