adeptos-logo
Nacional
20/04/26 às 10:54

Porto 2-0 Tondela — dragões com 79 pontos e sete de vantagem. O título pode chegar ainda esta semana

Porto venceu o Tondela 2-0 com golos de Gabri Veiga e Froholdt. Com 79 pontos, a quatro jornadas do fim, os dragões têm sete de vantagem sobre o Benfica. Porto pode ser campeão já esta semana.

Enquanto em Alvalade o dérbi decidia o segundo lugar, no Dragão tratava-se dos últimos detalhes do título.

O FC Porto venceu o Tondela por 2-0 numa tarde em que a atenção estava dividida entre o Estádio do Dragão e Alvalade. Gabri Veiga abriu o marcador aos 48 minutos com um remate rasteiro no coração da área após assistência de Deniz Gül. Froholdt fez o segundo aos 65, antecipando-se à defesa depois de um ressalto e rematando de esquerda.

Alan Varela falhara um penálti aos 39 minutos — o único momento de tensão numa tarde que acabou por ser tranquila para os dragões.

O momento mais curioso da tarde no Dragão aconteceu quando o golo de Rafa em Alvalade chegou às bancadas. Ouviu-se "eu quero o Porto campeão" em uníssono — os adeptos portistas festejavam o golo do eterno rival encarnado, conscientes do que significava para as contas do título. PÚBLICO

Com este resultado, o Porto soma 79 pontos a quatro jornadas do fim — sete de vantagem sobre o Benfica e oito sobre o Sporting, que ainda tem um jogo em atraso. A matemática é clara: se o Porto vencer os seus jogos restantes, é campeão independentemente do que façam os rivais.

Na quarta-feira há a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal contra o Sporting no Dragão, onde os leões chegam com vantagem de 1-0. Farioli vai gerir o plantel — o título do campeonato é prioritário, mas a Taça ainda está em aberto.

O título pode ser matematicamente garantido ainda esta semana se os dragões vencerem e os rivais não ganharem todos os seus jogos. Uma época que começou com ambição controlada está prestes a terminar com a festa que todos os adeptos azuis e brancos esperam há quatro anos.

Rafa gela alvalade aos 90+3' — Benfica vence o Dérbi 2-1 e sobe ao segundo lugar. Mourinho apontou para a camisola, Rui Borges falou em "crueldade"