O ex-avançado inglês Troy Deeney voltou a centrar atenções com novas declarações polémicas sobre Viktor Gyökeres, contratado pelo Arsenal ao Sporting por cerca de 65 milhões de euros, podendo o valor chegar aos 76 milhões mediante objetivos.
Veja também: Metade das secções já foram contadas e há um cadidato destacado
Apesar de o internacional sueco ter marcado dois golos na goleada (4-0) frente ao Atlético de Madrid, a meio da semana, Deeney desvalorizou o seu desempenho, em declarações à rádio britânica talkSPORT.
“Estão a obrigar-me a defender que, na verdade, ele está a jogar bem, porque marcou. Então, agora, ele desvia uma bola, outra acerta-lhe e ele passa a ser um avançado de elite, de novo. O que é que estamos a fazer? Ele não está no patamar de [Erling] Haaland, ele não está no patamar de Harry Kane.”
O antigo jogador considerou que Gyökeres é um bom futebolista, mas não ao ponto de ser tratado como uma superestrela.
“Não estamos a falar de um avançado de topo, estamos a fazer de alguém que é muito bom, que joga bem e que está a jogar bem para a equipa, mas aquela equipa não vai além de [Bukayo] Saka e dos dois médios. Não é ele que faz a diferença, é isso que quero dizer. Não é ele que faz a diferença.”
Veja também: Comentador do Benfica arrasa Rui Costa: "Exemplo de cobardia" (VÍDEO)
Deeney foi mais longe, duvidando de que o sueco consiga rivalizar com os principais marcadores da Premier League.
“Ele, provavelmente, não irá marcar, como eu já disse, há algumas semanas, mais golos do que [Mohamed] Salah ou [Alexander] Isak, dependendo de quem for o melhor marcador do Liverpool. Não me parece que ele irá marcar mais golos do que João Pedro. Vamos ver.”
O ex-avançado comparou mesmo Gyökeres a Danny Welbeck, que tem atualmente mais golos no campeonato inglês.
“Não marcou mais do que Danny Welbeck, mas devíamos falar dele como se marcasse tanto quanto Haaland. Por quê?”
Na opinião de Deeney, a atenção mediática em torno do sueco deve-se apenas ao facto de representar um grande clube.
“Nem sequer tem a ver com classificações. Tem, apenas, a ver com o facto de, quando jogas num grande clube, receberes mais atenção, certo? E, obviamente, quando marcas, receber mais atenção positiva. Mas, quando analisas e consegues não ter emoções, como eu... Eu não quero saber de nada disso.”
Veja também: A bicada de Amorim ao Liverpool após vitória no United-Brighton
Deeney terminou as críticas defendendo que a sua análise se baseia em factos, e não em antipatia, pedindo apenas que Gyökeres seja deixado em paz para provar o seu valor.
“Se não lhe dás um certo nível de crédito, dizem que és um ‘hater’, mas, se puxas de factos puros, como o facto de o Welbz ter marcado mais golos na Premier League do que eles, dizem ‘Não, não digas isso’, só porque ele marcou dois golos na Liga dos Campeões. Por isso, Jesus Cristo, não dá para vencer, de qualquer maneira. Simplesmente, deixem-no trabalhar.”
Apesar do momento positivo de Gyökeres no Arsenal, as palavras de Troy Deeney reacendem o debate em torno do verdadeiro estatuto do avançado sueco, que continua a dividir opiniões entre os adeptos ingleses e a imprensa britânica.
Veja também: Félix e golo 950 de Ronaldo na vitória do Al Nassr (Vídeo)
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
