adeptos-logo
Nacional
01/04/25

Rui Costa ao lado de Villas-Boas no FC Porto-Benfica? Eis a resposta

Presidente do Benfica será colocado na zona destinada ao clube visitante, tal como Villas-Boas foi na Luz; relações institucionais continuam frias e o falecimento de Pinto da Costa agravou distanciamento

O clássico de domingo entre FC Porto e Benfica promete emoções fortes dentro de campo… e também fora dele. Um dos momentos que simboliza o atual estado das relações entre os dois clubes acontecerá na tribuna presidencial do Estádio do Dragão, onde Rui Costa e André Villas-Boas vão partilhar o mesmo espaço, mas não lado a lado.

O presidente do FC Porto manter-se-á no seu lugar habitual, ladeado por personalidades ligadas ao clube e ao futebol nacional – incluindo, eventualmente, o selecionador nacional Roberto Martínez –, enquanto o líder das águias será encaminhado para o setor reservado ao clube visitante, algumas filas acima na mesma tribuna.

A decisão segue o precedente estabelecido pelo Benfica no clássico da primeira volta, em novembro passado, quando o FC Porto visitou o Estádio da Luz. Nessa ocasião, Villas-Boas foi colocado também na zona atribuída aos visitantes, apesar dos sinais de abertura institucional após a sua eleição e do apelo a um ambiente de maior cordialidade entre os clubes.

Desde então, o clima arrefeceu ainda mais. A ausência de condolências públicas por parte de Benfica e Sporting após a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, a 15 de fevereiro, foi encarada por Villas-Boas como uma “ferida aberta”, que criou um distanciamento emocional e institucional entre os rivais.

Veja também: Pedro Henriques vai ser comentador noutro canal após saída da Sport TV

Já nos encontros anteriores com o Sporting, Villas-Boas e Frederico Varandas sentaram-se lado a lado, mas esses encontros ocorreram antes do falecimento do histórico presidente dos dragões.

Divergências também na Liga

O distanciamento entre FC Porto, Benfica e Sporting é ainda mais notório no plano político do futebol português. Às portas das eleições para a presidência da Liga de Clubes, agendadas para 11 de abril, os clubes estão divididos entre dois candidatos: os dragões e o SC Braga apoiam José Gomes Mendes, enquanto águias, leões e Vitória SC estão ao lado de Reinaldo Teixeira.

A divergência de visões é evidente, especialmente em torno da centralização dos direitos televisivos, tema crucial para o futuro da indústria do futebol e que terá de ser formalmente resolvido até 30 de junho de 2026.

Veja também: César Peixoto revela o que disse a Lage após o Gil-Benfica (VÍDEO)

FC Porto encara clássico como “jogo da época”

Dentro de campo, o FC Porto chega ao clássico embalado por duas vitórias consecutivas e uma aparente estabilidade conferida por Martín Anselmi. O ambiente no seio da equipa é de superação e resposta à goleada sofrida na Luz, na primeira volta, com Villas-Boas a admitir que este é, para os dragões, “o jogo da época”.

O pontapé de saída do clássico está marcado para domingo, às 20h30, no Estádio do Dragão.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!