O jogo entre o FC Porto B e o Leixões, disputado a 16 de março e referente à 26.ª jornada da II Liga, ficou marcado por cânticos insultuosos nas bancadas, com alvos que foram desde os clubes e jogadores até ao próprio Pinto da Costa, já falecido à data do encontro. As consequências chegaram agora em forma de multas disciplinares.
Veja também: Abel Ferreira perde final do Paulista, é expulso e recusa sair (VÍDEO)
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu ambos os clubes com 250 euros de multa, devido ao comportamento dos seus adeptos, detalhado no mapa de castigos divulgado esta semana.
Insultos ao antigo presidente dos dragões
Os cânticos vindos das bancadas afetas ao Leixões visaram diretamente o histórico presidente do FC Porto, com frases como:
• “O velho já morreu acabou a mama”
• “No Porto só p… e corrupção, começando no Pintinho e acabando no Conceição. A Carolina é que tinha razão ou fogem para Vigo ou vão para a prisão”
• “Cabrões, filhos da p…”
Já do lado afeto ao FC Porto B, os insultos não ficaram por menos, ouvindo-se entre os cânticos:
• “E ó Leixões vai pró c…”
• “Palhaços voltem prá doca”
• “Peixeiros filhos da p…”
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
Apesar da gravidade dos cânticos, os castigos aplicados pelo órgão disciplinar resumiram-se a uma coima monetária de 250 euros para cada clube.
Contexto de rivalidade e alerta disciplinar
Este tipo de incidentes volta a reacender o debate sobre os limites da rivalidade no futebol português e a eficácia das sanções aplicadas. O baixo valor das multas contrasta com a natureza ofensiva dos cânticos, que incluem referências pessoais e difamatórias, inclusive a um dirigente que já não se encontra entre nós.
A expectativa agora recai sobre possíveis revisões regulamentares e uma maior vigilância por parte dos órgãos responsáveis, perante episódios que continuam a manchar o ambiente nos estádios, até mesmo em jogos de equipas B.
Veja também: FC Porto vai receber mais que o Benfica no Mundial de Clubes