A estreia de Viktor Gyökeres pelo Arsenal não correu da melhor forma e, para além das reações críticas dos adeptos, também antigos jogadores começam a questionar a real capacidade do avançado sueco para vingar na Premier League.
Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época após lesão grave
Rio Ferdinand, antiga lenda do Manchester United e internacional inglês, deixou algumas reservas sobre o impacto que o ex-Sporting poderá ter em Inglaterra.
Num episódio recente do podcast Vibe with FIVE, Ferdinand recordou o confronto entre Sporting e Arsenal na Liga Europa da época passada, onde Gyökeres teve pela frente os centrais William Saliba e Gabriel Magalhães. E foi aí que, segundo o antigo defesa-central, ficaram expostas algumas limitações.
“Contra o Arsenal, o Gyökeres jogou contra duas máquinas: Saliba e Gabriel. Fizeram-lhe a vida difícil. Ele não pareceu tão confortável como já o vi noutros vídeos, sobretudo quando supera os adversários fisicamente. Quando esse aspecto é equiparado, o que é que pode oferecer? É essa a questão que coloco agora”, afirmou Ferdinand.
“Golos contra equipas menores”
O antigo internacional inglês foi mais longe na análise ao desempenho de Gyökeres no futebol português, deixando um aviso sobre o contexto em que muitos dos seus golos aconteceram.
“A maioria dos golos que marcou em Portugal foram contra equipas da metade inferior da tabela. Isso seria um sinal de alerta para mim. Não impediria a contratação, mas faria com que analisasse o histórico dele com mais atenção”.
Veja também: Ex-Benfica Belotti pode voltar ao futebol português
Gyökeres chegou ao Arsenal nesta janela de transferências depois de uma temporada absolutamente arrasadora ao serviço do Sporting, onde marcou 43 golos em todas as competições e foi figura de destaque na conquista do título de campeão nacional pelos leões.
Pressão imediata na Premier League
A exigência na Premier League é outra, e a estreia apagada frente a um adversário de topo deixou margem para dúvidas entre adeptos e analistas. Para já, Rio Ferdinand não descarta o sucesso do avançado sueco, mas considera que o impacto físico — que foi uma das armas mais utilizadas por Gyökeres em Portugal — poderá não ser suficiente num campeonato onde esse atributo é mais comum.
Resta agora saber se Mikel Arteta conseguirá potenciar outras qualidades do internacional sueco e dar-lhe o espaço necessário para se afirmar em Inglaterra. Para Gyökeres, o tempo para convencer será curto… como costuma ser na Premier League.
Veja também: O jogador do FC Porto que "levou o Atl. Madrid à loucura"