A mais recente atualização do Transfermarkt para a Serie A trouxe novidades importantes no que toca aos jogadores portugueses a atuar em Itália. O maior destaque vai para João Félix, cujo valor de mercado caiu para os 25 milhões de euros, o mais baixo desde que se afirmou na equipa principal do Benfica, em 2018/19.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
Emprestado pelo Chelsea ao AC Milan, Félix chegou a Itália avaliado em 30 milhões, mas após marcar apenas um golo em 10 jogos, o seu valor voltou a recuar, refletindo o impacto limitado na equipa de Sérgio Conceição. É a primeira vez em mais de seis anos que o avançado atinge este patamar de valorização, após ter atingido picos superiores a 100 milhões de euros aquando da transferência para o Atlético Madrid.
⭐ Em sentido contrário: portugueses da Juventus valorizam
Se João Félix perdeu cotação, outros portugueses em Itália viram os seus nomes em alta. O caso mais relevante é o de Renato Veiga, emprestado pelo Chelsea à Juventus, que passou de 10 para 18 milhões de euros após uma série de seis jogos como titular desde a chegada a Turim. O defesa polivalente, formado no Sporting, tem sido uma das surpresas positivas do plantel de Igor Tudor.
Veja também: A reação de Vinícius Jr. à goleada da Argentina ao Brasil
Ainda mais impressionante é a valorização de Alberto Costa, médio que se transferiu do V. Guimarães para a vecchia signora em janeiro. O jovem português viu o seu valor de mercado disparar de um para 10 milhões de euros, fruto da boa integração no plantel e das exibições promissoras nos quatro jogos em que já foi utilizado — embora ainda sem se estrear como titular.
Estas atualizações espelham não só o momento de forma dos jogadores lusos na Serie A, como também o impacto das oportunidades em clubes de topo, com especial relevância para jovens que rapidamente se afirmam no contexto do futebol italiano.
Veja também: Criança desesperada chora por Ronaldo e o português reagiu assim (VÍDEO)