adeptos-logo
Nacional
15/07/25

Varandas absolvido do caso de difamação contra Pinto da Costa

Frederico Varandas foi esta terça-feira absolvido pelo Tribunal Local Criminal de Lisboa no processo por difamação a Pinto da Costa.

Frederico Varandas foi esta terça-feira absolvido pelo Tribunal Local Criminal de Lisboa no processo por difamação a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, por ter usado, em 2022, a expressão “corruptor ativo”. Segundo a decisão, o presidente do Sporting usou essa expressão “no exercício legítimo do direito à liberdade de expressão”, não tendo sido considerada difamatória.

Veja também: O gesto de Cristianinho com camisola do Benfica que revoltou benfiquistas (VÍDEO)

O caso teve origem num comentário público feito por Varandas após ter sido condenado num primeiro processo — este movido pelo próprio Pinto da Costa — por o ter chamado de “bandido”, em 2020. Nessa ocasião, o líder leonino foi sentenciado a pagar 7.200 euros de multa e 5.000 euros de indemnização aos herdeiros do antigo dirigente portista, falecido em fevereiro deste ano.

Perante essa condenação, Varandas voltou ao tema em 2022, desta feita optando por uma reformulação:
“Jamais alguém pretende ofender quando diz a verdade. Apenas disse a verdade, a verdade não ofende. Mas, se quiserem trocar a palavra, posso trocar ‘bandido’ por ‘corruptor ativo’, é mais elegante.”

Esta segunda formulação foi precisamente a que esteve agora em causa no novo processo. A juíza entendeu, no entanto, que Frederico Varandas não ultrapassou os limites do discurso admissível no espaço público, considerando que se tratou de uma opinião política inserida no debate desportivo, e não de uma ofensa gratuita com dolo ou intenção difamatória.

Veja também: Francisco Conceição em definitivo na Juventus: Os milhões que o FC Porto encaixa

Este desfecho marca um novo capítulo no histórico de tensões verbais entre Sporting e FC Porto, e alivia a pressão jurídica sobre o presidente leonino, que viu uma condenação inicial ser agora contrastada com uma absolvição no segundo processo.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!