A avançada canadiana Olivia Smith foi esta quinta-feira oficializada como nova jogadora do Arsenal, numa transferência que entra diretamente para a história do futebol feminino.
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente
Os gunners pagaram 1,2 milhões de euros ao Liverpool pela contratação da ex-Sporting, tornando a jovem de 20 anos na jogadora mais cara de sempre no futebol feminino mundial.
Smith, que passou por Alvalade na temporada 2023/24, brilhou com a camisola verde e branca, somando 28 jogos, 16 golos e 10 assistências ao serviço do Sporting. O seu desempenho não passou despercebido aos gigantes ingleses, que agora investem numa das jogadoras mais promissoras da atualidade.
Após uma passagem pelo Liverpool – onde fez 25 jogos e apontou nove golos na última época –, a canadiana dá agora o salto para um dos clubes mais prestigiados da Women’s Super League (WSL) e assume o dorsal 15 no plantel orientado por Jonas Eidevall.
Veja também: Benfica perto de perder a corrida por Richard Ríos
Em declarações aos meios do clube londrino, Olivia Smith mostrou-se entusiasmada com o novo desafio:
“É um privilégio e uma honra assinar pelo Arsenal. É o meu sonho competir pelos maiores títulos aqui em Inglaterra e na Europa. A atmosfera criada pelos adeptos no Emirates Stadium é incrível e mal posso esperar para estar com eles”.
A transferência representa não só um marco histórico para o futebol feminino, como também sublinha a valorização crescente das atletas que passam pelo campeonato português. Para o Sporting, que viu Smith sair em alta, é também uma prova de que continua a ser uma plataforma de lançamento de talentos de elite para os principais palcos do futebol europeu.
Veja também: Juventus avança por Morten Hjulmand e Sporting já reagiu