adeptos-logo
Nacional
18/01/25

Villas-Boas mantém homenagem a Pinto da Costa apesar da polémica auditoria

O atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, confirmou que o museu do clube será batizado com o nome de Pinto da Costa.

O atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, confirmou que o museu do clube será batizado com o nome de Pinto da Costa, mesmo após a divulgação de irregularidades financeiras apontadas pela auditoria forense às contas do clube, que revelaram prejuízos de quase 60 milhões de euros entre 2014 e 2024.

Veja também: AG do FC Porto aquece com acusações graves de J. Marques a Villas-Boas

Uma homenagem inabalável 🌟

Apesar da controvérsia gerada pelo relatório, Villas-Boas considera essencial perpetuar o legado do presidente honorário, destacando as suas conquistas patrimoniais e desportivas. Pinto da Costa, com o estatuto de dirigente mais titulado do futebol mundial, continua a ser uma referência no universo azul e branco.

Associar o nome de Pinto da Costa ao museu não só presta uma justa homenagem ao antigo presidente, como também reforça a relevância e atratividade deste espaço, um dos mais visitados da cidade por adeptos e turistas”, sublinhou Villas-Boas.

Apoio da Ithaka e negociações avançadas 🤝

Para concretizar a homenagem, Villas-Boas teve de consultar a Ithaka, empresa que detém 30% dos direitos económicos da Porto Stadco, responsável pela exploração comercial do Estádio do Dragão e do museu. A empresa deu luz verde ao projeto, que já está em fase final de formalização, com as partes a trocarem minutas do contrato.

O clube assegura, no entanto, o controlo total sobre as operações do Estádio do Dragão, beneficiando do suporte estratégico da Ithaka, parceria estabelecida inicialmente por Pinto da Costa e reforçada na presidência de Villas-Boas.

Lançamento adiado por motivos de saúde 🩺

Villas-Boas pretendia inaugurar a mudança a tempo do 87.º aniversário de Pinto da Costa, celebrado em dezembro passado. Contudo, o estado de saúde do presidente honorário, que recentemente foi submetido a uma operação ao fémur, atrasou os planos.

Durante a Gala Dragões de Ouro, Villas-Boas revelou que, ao visitar Pinto da Costa no hospital, lançou o desafio de imortalizar o seu nome no museu. O projeto, além de contemplar o espólio do antigo dirigente, prevê a ampliação do espaço.

Um legado que transcende polémicas 📜

Apesar das divisões no universo portista face às revelações da auditoria, o nome de Pinto da Costa continuará a ser associado à história de sucesso do FC Porto. Villas-Boas acredita que este gesto reforçará a importância do museu como um símbolo de memória e identidade do clube.

Veja também: Conceição sofre 1ª derrota no Milan e logo frente à rival Juventus

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!