Nacional

2 penáltis por marcar contra o Sporting? Expulsão de Inácio é justa?

Lance de eventual penálti entre Musa e Diomande no Benfica-Sporting.

Os especialistas dos diários desportivo O Jogo e A Bola analisaram o trabalho de Artur Soares Dias no derbi entre Benfica e Sporting.

Veja também: Fernando Madureira e Pedro Teixeira pegados por causa do FC Porto

Sobre o lance de eventual grande penalidade na área do Sporting aos nove minutos, no lance entre Diomande e Musa, os especialistas de O Jogo são unanimes ao considerar que deveria ter sido assinalado penálti. Já Duarte Gomes e Pedro Henriques apoiam a decisão, recordando que no momento da falta, deve haver uma causa e um efeito. Ora entendem os ex-árbitros que Musa não caiu, não foi impedido de jogar a bola e manteve-se na jogada.

Sobre a expulsão de Gonçalo Inácio, todos os especialistas consideram ter-se tratado de uma boa decisão.

No que diz respeito ao lance de penálti na área do Sporting na jogada entre Morita e Otamendi, Duarte Gomes e Pedro Henriques consideram que ficou por marcar grande penalidade a favor do Benfica, enquanto os especialistas do diário desportivo O Jogo consideram ter sido uma decisão acertada.

Veja também: A reação de Rúben Amorim à derrota do Sporting na Luz

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Veja as análises completas abaixo.

Análise de Pedro Henriques

Análise de Duarte Gomes

O Conselho de Arbitragem voltou a nomear Artur Soares Dias para a direção de um SL Benfica / Sporting CP. Tiago Martins foi o VAR.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

9′ Antes de servir Rafa, o pé de Musa foi pisado pelo de Diomande e isso foi indiscutível. A partir daí, há legitimidade para interpretar que o contacto foi faltoso. Porque é que suportamos como boa a decisão da equipa de arbitragem, ao nada assinalar? Por dois motivos: porque antes desse momento os dois jogadores tocaram efetivamente na bola, sendo que esse contacto decorreu do movimento posterior de ambos; e porque não houve a chamada “causa/efeito”, ou seja, Musa manteve-se na jogada, não sendo afetado em nada por aquele toque. Se não foi consequente, não pode ser punido.

15′ Coates foi bem advertido após entrada negligente sobre Musa.

16′ Musa caiu com queixas mas foi o croata quem pontapeou o pé de Hjulmand. O árbitro analisou bem o lance.

22′ Gonçalo Inácio pisou o pé de João Neves, quando o médio estava caído. Pontapé-livre bem assinalado e amarelo bem exibido ao central pela negligência.

24′ Florentino saltou à bola, falhando o cabeceamento à boca da baliza. Nas suas costas estava Matheus Reis, que tocou no adversário mas não o carregou de forma irregular. Lance bem analisado na área do Sporting.

33′ Diomande colocou a mão esquerda no corpo de João Mário, quando ambos lutavam lateralmente pela posse de bola. O central do Sporting foi mais forte, jogou no limite do contacto mas dentro da legalidade. Novo lance bem analisado na área da equipa visitada.

38′ Hjulmand atingiu, com o joelho, a parte de trás da coxa de Rafa, cometendo falta que o árbitro não puniu porque aplicou uma vantagem que não se concretizou. A infração assinalada depois ao avançado encarnado foi teoricamente correta, mas não serviu a perceção de justiça do lance. Amarelo por exibir ao médio do Sporting.

40′ Di Maria isolou-se e rematou ao poste direito da baliza de Adán. O árbitro assinalou depois fora de jogo. O acerto da decisão só seria esclarecido se fosse necessária a intervenção do VAR, o que não aconteceu.

50′ Decisão que só “pecou” por não acontecer no exato momento da infração: Gonçalo Inácio entrou de forma negligente sobre Rafa e atingiu o adversário (pé esquerdo do central no pé esquerdo do jogador do Benfica). A falta justificou o cartão amarelo, que no caso foi o segundo.

57′ Otamendi esticou a perna direita e tocou no pé esquerdo de Edwards, derrubando-o. A forma de cair do inglês ludibriou o árbitro, levando-o a exibir-lhe erradamente amarelo por simulação.

63′ Matheus Reis tinha a posição/frente ganha e não cometeu falta sobre Rafa. O lateral não obstrui deliberadamente o adversário, que colidiu com ele por ir em velocidade. Bem o árbitro ao nada assinalar.

66′ Diomande colocou o braço à volta do corpo de Rafa, retirando-o logo de seguida. A queda do avançado do Benfica foi determinada pela forma como tentou o remate, não por essa ação. Boa decisão na área do Sporting.

69′ Amarelo bem exibido a Hjulmand por agarrar João Mário de forma antidesportiva. Antes o médio verde e branco tinha pisado o pé de Tengstedt de forma igualmente negligente, em lance não percepcionado pelo árbitro.

70′ Rafa caiu ao saltar à bola, sem que Coates o empurrasse nas costas. Houve contacto, mas não para aquela consequência. Mais uma boa decisão na área forasteira.

75′ João Neves foi bem advertido por entrada negligente sobre Gyokeres.

79′ Provavelmente o erro maior num trabalho cheio de lances difíceis: Morita saltou à bola com Otamendi. Ao fazê-lo atingiu, com o braço esquerdo na horizontal, o rosto/queixo do central encarnado. Na nossa opinião, esse contacto (cotovelo/cara) foi irregular e justificava o pontapé de penálti, bem como advertência para o médio japonês.

90+7′ Tengstedt estava em jogo 41 cms e Rafa, que tomou parte ativa ao tentar jogar a bola, também por 4 cms. Lance bem validado pela equipa de arbitragem.

Nota – 5

Deixe um comentário