Frederico Varandas foi condenado pelo Tribunal do Bolhão ao pagamento de uma multa pesada à família de Pinto da Costa por difamação.
Veja também: Volte-face inesperado no futuro de Henrique Araújo no Benfica
Em causa estão as declarações que o presidente do Sporting proferiu sobre o falecido líder do FC Porto.
"Falando para todos os sócios do Sporting, sei que eles merecem há décadas ouvir isto... todos os portugueses merecem que isto seja dito: pode ter um grande sentido de humor, ser uma pessoa acima da média culturalmente e um currículo com muitas vitórias, mas um bandido será sempre um bandido e no final um bandido será sempre recordado como um bandido. Quando ele se retirar, ou for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português e contribuirá para que o país seja de primeiro Mundo", atirou a 23 de outubro no ano passado.
Os juízes entenderam que, "mesmo na linguagem excessiva permitida no futebol", não havia "necessidade de difamar o assistente como resposta".
Veja também: Cláusula do contrato de Gyökeres que trama Sporting está oficialmente ativa
Varandas terá de pagar "180 dias de multa, a 40 euros por dia", perfazendo o valor de 7.200 euros. Além disso terá ainda de indemnizar a família de Pinto da Costa em 5.000 euros. No total, Varandas vai desembolsar 12.200 euros.
Apesar do falecimento de Pinto da Costa, o processo continuou na justiça pela mão da viúva Cláudia Campo que, na qualidade de herdeira direta juntamente com os filhos, vai dividir a indemnização com Alexandre e Joana Pinto da Costa.
Veja também: Kokçu agita mercado e pode ser desviado do Benfica