Sem Categoria

Vieira arrisca pagar indemnização milionária ao Benfica

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, em conferência de imprensa

Segundo adianta o Correio da Manhã, Luís Filipe Vieira corre o risco de pagar uma indemnização milionária ao Benfica, na sequência do processo Cartão Vermelho.

Veja também: Gravação da série de Pinto da Costa na Luz deixa Malheiro irritado (Vídeo)

Recorde-se que o ex-presidente encarnado está sob suspeita devido à venda de 25 por cento do capital da SAD e do desvio de 2,5 milhões de euros.

A mesma publicação lembra o artigo 18 do clube da Luz, que se refere aos deveres de sócio. A alínea m) do ponto 1 estipula “indemnizar o clube pelos danos e prejuízos a que [os sócios] deram causa“. A indemnização será definida de duas formas: por ordem do tribunal, no âmbito de um processo-crime; ou por acordo extrajudicial entre o infrator e o lesado.

Rui Pereira, professor universitário de Direito refere que “o artigo 71 do Código Processo Penal consagra o princípio da adesão, em que a responsabilidade civil é apurada no processo-crime“. Este acrescenta que terá de ser provado no processo-crime que Vieira prejudicou o Benfica para ser definida a indemnização.

Veja também: Italianos falam em troca entre Juventus e PSG com Ronaldo na jogada

O pedido será feito pela SAD (se o crime em causa for o abuso de informação privilegiada) ou pelo clube (desvio de fundos da agremiação desportiva), sem que estes sejam obrigados a constituir-se como assistentes na investigação em curso do Ministério Público.

O valor da indemnização será definido de acordo com o artigo 483º do Código Civil.

Serão tidos em conta os danos patrimoniais e pessoais causados, que podem ser reputacionais, materiais e lucros não obtidos, resultantes dos danos provocados pelo alegado ato ilícito“, explica Rui Moreira.

Veja também: Mourinho sobre ex-namorada de Ozil: “Dormiu com toda a equipa do Inter”

Certo é que esta situação já está a prejudicar o Benfica em milhões. Desde logo no que diz respeito ao empréstimo obrigacionista em curso, em que a SAD das águias ainda não garantiu os 35 milhões de euros e já foi forçada a abdicar do aumento desse valor, para os 50 milhões de euros.

Há ainda a questão das transferências dos jogadores, em que os custos podem aumentar e as vendas serem feitas por valores mais baixos do que antecipados.

Veja também: Georgina encanta com a sua beleza no Festival de Cannes (FOTOS)

Deixe uma resposta

Por favor desactive o seu adblocker ou coloque-nos na sua  lista de sites permitidos.

Muito obrigado!

Please disable your adblocker or whitelist this site!

Thank You!