Nacional

Rui Santos e os 40 anos de Pinto da Costa no FC Porto: “Quem sobrevive ao Apito Dourado…”

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto

No seu programa da CNN Portugal, Rui Santos assinalou os 40 anos da presidência de Pinto da Costa no FC Porto.

Veja também: O bate-boca entre Otávio e adepta do Benfica que já é viral

O comentador reconheceu o trabalho notável no crescimento do clube. No entanto Rui Santos lembrou a polémica do Apito Dourado que envolveu o nome do líder azul e branco e das influências nos bastidores.

É um homem que marcou o futebol português nestes 40 anos em vários momentos, em várias dimensões, é de facto um homem influente. Construiu uma zona de influência no futebol português. Acho que isso é indiscutível. E é um mérito porque homem que sobrevive ao apito dourado, ou é um super-homem, ou qualquer coisa está errada em Portugal. É indiscutível a obra que Pinto da Costa fez no FC Porto. Há um trabalho que se tem de reconhecer. Mas depois há um lado que tem a ver com influências e formas de estar com as quais não concordo e nunca concordei e que tem a ver com uma certa divisão estabelecida no país e uma forma de ver as coisas que redundaram positivamente para o FC Porto durante todos estes anos, mas redundaram muito negativamente para o futebol em geral e para aquilo que temos em Portugal“, afirmou.

Veja também: Dolores Aveiro reage à morte do neto que não conheceu

Rui Santos considera que Pinto da Costa usou do seu conhecimento do país para exercer o domínio do futebol português

Tenho de tirar o chapéu a Pinto da Costa por ter conhecido muito bem o país, ter agido em conformidade com a fraqueza e as fragilidades do país e, portanto, se ele resistiu estes 40 anos, das duas uma: ou é um super-homem ou o país tem defeito. O país tem defeito no sentido em que não agiu em conformidade com determinados momentos, situações e factos, que provavelmente mereceriam uma atenção diferente por parte das autoridades, da justiça. É relativamente fácil falar de Pinto da Costa porque ele dominou o futebol em Portugal. Não há ninguém no país que tenha conseguido dominar como ele dominou“, concluiu.

Veja também: “Se levei banho tático de Veríssimo?” Amorim sorriu e respondeu com classe

3 comentários

  • Existe muito kompensan nas farmácias portuguesas. Esse Rui Santos é tantos como ele deveriam ter vergonha.
    Queres ver que na Europa também adormeceram!?
    Entrega a carteira de jornalista e dedica-te a pesca.
    Quem sobrevive a mails, escutas… ahhh foram investigados ilegalmente… pois

    • Bem…o Sr. mário lobo conhece os ditados portugueses que dizem; “a cantarinha tantas vezes vai à fonte que um dia, a asa parte” ou ” água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Sim…é verdade que o que o Sr. rui santos e outros jornalistas escrevem é verdade ou próximo da verdade. É verdade que o sr. pinto da costa sabia até onde podia levar a corrupção e levá-la para as competições internacionais seria perigoso porque ele não dominava a justiça internacional nem os meios de investigação estrangeiros, que dominava cá. Por isso, esperto como a justiça portuguesa o deixava ser, depressa se apercebeu que o importante, custasse o que custasse, era manter o fcp nas competições internacionais porque “a cantarinha tantas vezes vai à fonte que um dia lá fica a asa”. E assim foi 2 vezes campeão europeu, o que dificilmente voltará a acontecer porque a justiça tem leis que contrariam o modus operando que o sr. pinto da costa usou durante 30 anos. Compreende?

  • Senhor Rui Santos, aconselho voltar à escola para ter umas aulas de história de Portugal, só mesmo para não voltar a dizer barbaridades. Não foi o FC Porto ou o Pinto da Costa quem criou divisões no país. Engraçado como de cada vez que há um episódio negativo envolvendo o FC Porto ou adeptos, generalizam e referem o Porto cidade e o norte de Portugal. Admite-se tal ignorância vindo de um cidadão comum, pois nem todos tiveram acesso a uma boa educação ou até interesse nisso. Mas vindo de um jornalista soa simplesmente a fanatismo. Gostaria de saber qual a desculpa que usaria para justificar o facto de, nos últimos 40 anos, o FC Porto ser o único clube português com sucesso na Europa. Domínio de Pinto da Costa na Europa? 😂

Deixe um comentário