Nacional

Rui Santos após o título do FC Porto: “Há um regime. Pinto da Costa fez do futebol aquilo que quis”

Rui Santos, jornalista

No seu programa desportivo da CNN Portugal, Rui Santos onde abordou as palavras de Pinto da Costa após a conquista do título do FC Porto. O líder dos azuis e brancos revelou que não recebeu as felicitações dos rivais.

Veja também: Tem 19 anos, é filho do nº2 dos Super Dragões e é suspeito do assassinato de adepto do FC Porto

Rui Santos entende que Pinto da Costa uma jogada para atrair Rui Costa e formar uma aliança.

Pinto da Costa tem uma forma de olhar para os seus adversários muito peculiar. Durante os 40 anos da sua coisa fez uma coisa com uma habilidade extraordinária que foi dividir os clubes de Lisboa. Nesta fase mais recente, Pinto da Costa tentou atrair Rui Costa para o seu terreno de jogo. Porque tem um Sporting mais acutilante, mais oposição, mais crítico em relação às suas metodologias. Rui Costa percebeu esse jogo. Chamei ao FC Porto, campeão das pressões. Perante esta forma que o FC Porto encontrou de pressionar tudo e todos, que comportamento é que os presidentes de Benfica e Sporting devem ter perante este FC Porto de Pinto da Costa?”, questionou.

Questionado sobre se Rui Costa teve a melhor opção de demarcar-se do FC Porto, Rui Santos considera que o presidente do Benfica deveria demonstrar claramente qual a sua posição relativamente ao tipo de liderança que pretende implementar no clube.

Veja também: Ultrapassado pelo árbitro: Taarabt arrasado pelos adeptos no golo do FC Porto (VÍDEO)

Para o comentador, Rui Costa ou copia os métodos de Pinto da Costa ou assume uam posição que beneficie o futebol nacional.

O que é que o benfica quer para o futebol em Portugal? Quer substituir-se ao FC Porto? Quer copiar os métodos do FC Porto? Ou quer impor um regime totalmente diferente, sustentado em boa gestão, em boas políticas, em fair-play, em desportivismo, em democratização do futebol em Portugal? Quer mudar o futebol em Portugal ou não quer? Acho que o FC Porto tem sido exemplar em muitas coisas a nível desportivo, mas não é exemplo para ninguém em matéria de democratização e em matéria de bons exemplos e de boas práticas para o futebol. Não é bom exemplo. E é bom que o país não tenha medo de dizer isto, porque uma coisa é o mérito e o mérito não deve ser sonegado, ignorado. Não devemos ser indiferentes perante a assunção do mérito. Mas devemos ser intolerantes sobre questões que afetam a verdade desportiva, o fair-play, o desportivismo e desse ponto de vista nós não temos um futebol democrático e pluralista. É bom que tenhamos essa noção. Se o Benfica quer isto, tem de fazer essa opção definitivamente. E se quer combater a hegemonia do FC Porto tem de assumir de uma forma clara. Se isso passa por uma concertação das posições com o Sporting…”, referiu.

Veja também: Mãe de adepto assassinado nos festejos do título do FC Porto quebra o silêncio

Rui Santos considera que a influência de Pinto da Costa no futebol português também se deve à inoperância de Benfica e Sporting. Neste sentido entende que Rui Costa deve manifestar a sua posição de forma clara, para bem do futebol português, tal como Frederico Varandas já fez.

Há um regime em Portugal. Pinto da Costa fez do futebol aquilo que quis. Isto é indiscutível. O futebol em Portugal é hoje o que é, porque Pinto da Costa exerceu um regime de influência indiscutivelmente eficaz. E isso é mérito de Pinto da Costa e das pessoas que o acompanharam, mas também é muito demérito do Benfica, do Sporting e do resto do país. O FC Porto das pressões impôs-se das pressões que exerceu sobre os órgãos decisórios. O Frederico Varandas já fez uma opção clara e Rui Costa também tem de o fazer. Ou se identifica com aquela forma de gerir um clube e de relação com o exterior ou não se identifica e assume. Porque o Benfica é um clube demasiadamente importante para ficar ao lado ou a meio da ponte relativamente a outras matérias.

Veja também: Turcos podem resolver problema de mercado do Benfica: os milhões em cima da mesa

Contudo Rui Santos considera que Rui Costa ainda tem muito que resolver no seio do Benfica. Ainda assim entende que o presidente das águias não deve descurar sobre o que se passa no exterior.

“Mas o Rui Costa tem outro problema. É que antes de olhar para fora, tem de olhar para dentro. Tem a casa toda desarrumada. Tem um trabalho imenso para fazer. Tem um plantel para remodelar, tem um treinador que vamos ver no que vai dar, tem toda uma estrutura para requalificar. Não tem muito tempo para olhar para fora, mas também tem de olhar. Os adeptos do Benfica querem saber as propostas para mudar o futebol do Benfica, mas também querem saber o que Rui Costa pretende fazer para mudar o futebol nacional. Acho que Rui Costa deu um sinal claro de que não quer relações com Pinto da Costa”, concluiu.

17 comentários

  • Por favor mude de profissão
    O senhor destila ódio e não tem categoria
    PESSOAL DEIXEM DE VER OSPROGRAMAS DESTE SENHOR N A CNN

    • Não entendo como a CNN permite a uma pessoa tão medíocre (e arrogante) como o Rui Santos ocupar tempo de antena num canal que eu pensava ser criterioso na escolha de jornalistas. Ver e ouvir o Rui Santos na CNN despristigia esse canal.

  • Parabéns para Sr. Rui que tem a ousadia saudável de esclarecer o que se passa à muito. Eu pessoalmente já resolvi a questão , só vejo futebol europeu. Deixo o resto para os que acreditam nestas habilidades que tresandam. infelizmente políticos, bancários, camarários e outros pactuam por interesse ou cobardia . CM

    • Não há predicados que sejam razoáveis para definir este artista. Deve julgar-se o senhor coragem por dizer umas palermices. Até quando irão dar-lhe voz?

  • E de uma desonestidade suja estre Sr. Rui Santos. Bem o contrário da alegada verdade desportiva que tanto apregoa. O FCP é hegemónico no futebol Português?
    Em que país vive este senhor. O FCP venceu 3 títulos em 9 anos. Em comparação o clube favorito do regime, venceu 5, recorrendo às mais diversas aldrabices, Padres, Bispos, missas e diversos outros estratagemas. É essa a liderança com base em gestão racional e eficaz que o Sr. Santos propõe de volta ao futebol Português? Desintoxique-se de desonestidade, pois enfiado nela até à raiz dos Cabelos. E vá curar a azia.

  • Este aziado tem saudades do tempo da “outra senhora”. Ainda não se convenceu que com o 25 de Abril veio a democratização de tudo, inclusivamente do futebol. Com Pinto da Costa o Porto deixou de “entrar a perder só por atravessar a ponte” (como diz a música). Mas alguns “zequinhas” que ainda não perceberam que esses tempos acabaram. A ditadura do pensamento único acabou e, com ela, acabou também a doutrina do clube único. Viva a democracia!

  • Lá vem o velho do Restelo dos comentadores desportivos…falem de futebol, de modelo de jogo de cultura desportiva…o futebol não são só os 3 grandes que vendem jornais…

  • Este contínua com a sua cruzada contra o FCPorto e particularmente contra o presidente Pinto da Costa.
    Mais um pseudo imparcial que não têm vergonha na cara.

  • Este gajo presta um péssimo serviço ao futebol. Ou melhor, destila ódio, fala do slb como se fossem uns anjos, quando na realidade são os maiores corruptos já mais visto no futebol e sociedade portuguesa. Cure-se.

  • Rui Santos esqueceu-se dos títulos internacionais da época de Pinto da Costa . Também foram obtidos incorrectamente ?? Viu a final juventos Porto em que este foi otrejudicadissimo?? Ninguém no futebol é santo !! E os biliões que árabes e russos metem e meteram no futebol ?? Não distorce o mercado . Já agora Rui Costa tem alguma qualificação de gestão para um barco como o Benfica ?? Toma decisões risíveis é só fará um mandato se não for destituído por incompetência antes do termo

  • Continua este parasita boneco Rui Santos a meter-se com o FCP é o ÚNICO clube que não tem MEDO AFRONTA DESONRA ENFRENTA ATERRORIZA vos faz DORES DE CABEÇA teve CORAGEM de divulgar os MAIORES CRIMES CRIMINOSOS da MÁFIA Benfica não é regime chama-se governar combater lutar enfrentar contra a monarquia salazarismo de Lisboa se não fosse assim ainda hoje só existia dois clubes rivais a lutar para serem campeões o NORTE era comido lixado esquecido arrumado para o lado este fantoche patife como muitos o que sentem é dor de corno inveja comichão no RABO de o FCP ter mais muito mais títulos que o maior mafioso corrupto Benfica o Sporting pobre coitado miserável se não fosse assim Portugal andava mais feliz consolado excitado mesmo assim fazem de tudo para inverter o favoritismo potencial do FCP espero que seja por muitos anos a enfrentar os parasitas escumalha criminosos existentes em Portugal. Para finalizar tem nos canais televisivos jornais comentadores cronistas analistas jornalistas governo magistrados a tal lista “secreta” Portugal inteiro de pessoas podres mafiosos corruptos fanáticos parasitas que ainda pensam que estão no REGIME Salazarismo Monarquia no tempo do Eusébio isso SIM é que era uma DITADURA REGIME obcecado facioso doentio pelo Benfica.

  • CNN Portugal no seu melhor com este flop, sempre mais do mesmo estes comentadores de pacotilha.

  • Boa noite Sr. Rui Santos é pena não poder deixar aqui um excerto do programa do Cândido Costa feito no Clube Futebol Os Belenenses exibido no Canal 11, penso que é esse o o sistema que o Sr. deseja para o futebol.
    Termino lamentando que não seja possível alguém com conhecimento do que é na realidade o futebol puro e Leal o possa questionar no mesmo local onde pode dizer barbaridades sem ser contrariado.

Deixe um comentário