adeptos-logo
Diversos
17/06/26 às 20:19

Portugal estreia-se com empate frente à RD Congo

Portugal não foi além de um empate 1-1 frente à RD Congo na estreia do Mundial 2026, em Houston. João Neves adiantou a equipa das quinas ainda na primeira parte, mas Yoane Wissa empatou em cima do intervalo. Cancelo ainda marcou de bicicleta na segunda parte, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Portugal estreou-se no Mundial 2026 sem conseguir manter a vantagem alcançada na primeira parte, e teve de se contentar com um empate 1-1 frente à RD Congo, em Houston, perante 68.777 espectadores.

A equipa das quinas entrou forte e adiantou-se ainda nos primeiros minutos. Ao sexto minuto, Pedro Neto serviu João Neves, que cabeceou para o fundo das redes e deu vantagem a Portugal. O domínio nacional prolongou-se durante praticamente toda a primeira parte, com Cristiano Ronaldo a animar as bancadas sempre que tocava na bola, mas sem que a vantagem fosse alargada.

A reação dos Leopardos chegou precisamente quando menos se esperava. Já em tempo de compensação do primeiro tempo, na sequência de um canto curto, Yoane Wissa apareceu isolado a cabecear para o empate, com assistência de Arthur Masuaku. O golo apanhou Portugal a dormir, depois de uma primeira parte quase sempre controlada.

Na segunda parte, Portugal voltou a procurar a vantagem, mas faltou pontaria. João Cancelo chegou mesmo a marcar de forma espetacular, com um remate de bicicleta, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Cristiano Ronaldo teve ainda duas oportunidades claras para resolver o jogo, aos 69 e 74 minutos, mas falhou as duas, ficando visivelmente incrédulo com o desperdício.

A equipa de Roberto Martínez fez ainda várias alterações ao longo do jogo, com Bernardo Silva a sair ao intervalo depois de ter visto cartão amarelo logo aos 13 minutos por uma falta dura. Tomás Araújo e Nélson Semedo também foram amarelados já perto do final, numa fase mais disputada do encontro.

O jogo ficou ainda marcado por um momento de forte emoção antes do apito inicial, com um tributo a Diogo Jota projetado no ecrã gigante do estádio, durante o hino nacional. Os pais do jogador, presentes nas bancadas, não esconderam a emoção, e o nome de Jota voltou a ser entoado pelos adeptos portugueses durante o minuto 21 da partida.

Com este resultado, Portugal soma o primeiro ponto do Grupo K, mas falha a vitória que o domínio em campo parecia anunciar.

A mãe de Vozinha falhou a história. Isso pode estar a mudar

Saída de Otamendi abre porta a estes 4 reforços no Benfica

Entrou em casa de lenda do Bayern, jantou, e foi-se deitar
O lance de Messi que dividiu opiniões depois do hat-trick
Messi chegou ao topo dos marcadores de sempre nos Mundiais