adeptos-logo
Textos Gerais
04/07/26 às 18:40

Portugal caiu no ranking FIFA mesmo depois de vencer a Croácia

O ranking provisório da FIFA já reflecte o Mundial, e Portugal cai dois lugares apesar da vitória sobre a Croácia. Os golos de Ronaldo e Gonçalo Ramos valeram 23 pontos, mas não chegaram para compensar os empates com o Congo e a Colômbia. A Espanha, próximo adversário, está no pódio.

O Mundial 2026 já está a mexer no ranking da FIFA, mesmo antes da actualização oficial, marcada para dia 20, depois da final. O ponto da situação à entrada dos oitavos de final traz um novo líder mundial, a França, e uma queda de dois lugares para Portugal.

  • Rangnick, treinador que Espanha eliminou, avisa Portugal

    ID: 11574 | 6766457288

A França subiu duas posições e assume o primeiro lugar, com 1916,24 pontos, ultrapassando a Argentina, agora segunda, com 1913,71, apesar de o campeão do mundo ter vencido Cabo Verde por 3-2 no prolongamento. A Espanha, adversária de Portugal nos oitavos, ocupa o terceiro lugar, tendo na verdade perdido um posto mesmo depois de golear a Áustria por 3-0, penalizada por o cálculo anterior já incluir o empate na estreia frente a Cabo Verde.

Portugal cai para sétimo, dois lugares abaixo do que ocupava no arranque do torneio. A explicação está nos dois empates da fase de grupos, com o Congo e com a Colômbia, que a vitória por 2-1 sobre a Croácia, em Toronto, não conseguiu compensar de todo. Os golos de Cristiano Ronaldo e de Gonçalo Ramos nesse jogo valeram 23 pontos directos no algoritmo da FIFA, mas o défice acumulado na fase de grupos pesou mais.

O adversário dos oitavos, precisamente, ocupa o lugar mais alto do pódio entre os que Portugal ainda pode encontrar nesta fase, o que antecipa um duelo de exigência máxima para a Seleção de Roberto Martínez.

  • Croatas culpam o cabelo de Matanovic pela eliminação

    ID: 11569 | 7418461467
  • Irmã de Ronaldo garante despedida da Seleção. Ele não desmente

    ID: 11571 | 4274514769

Marrocos é outro dos destaques do momento, subiu uma posição e está agora no sexto lugar, colado a Portugal, depois de eliminar os Países Baixos nas grandes penalidades. Os marroquinos defrontam o Canadá já este sábado. O Brasil subiu um posto para quinto, atrás de uma Inglaterra estável no quarto lugar, e o México foi quem mais subiu entre os dez primeiros, quatro posições, fechando o top 10 à frente de Países Baixos e Bélgica.