Geovany Quenda, jovem promissor da formação do Sporting, tem vivido uma ascensão meteórica que poucos poderiam antecipar. Em apenas 60 dias, o jogador de 17 anos passou de um quase desconhecido a uma das figuras em destaque na equipa principal dos leões, e agora, com a sua primeira convocatória para a Seleção A, o ala ganhou ainda mais visibilidade. No entanto, com o sucesso vêm também as responsabilidades, e Rúben Amorim tem deixado avisos ao jovem jogador para evitar que o deslumbramento afete o seu desempenho.
Veja também: Kane rendido a Ronaldo: ‘Vê-lo marcar o 901º golo aos 39 anos…’
Quenda começou a integrar os trabalhos da equipa principal no arranque da temporada 2024/25, surpreendendo o próprio treinador. O jovem, que há um ano ainda se preparava para a estreia nos sub-23 do Sporting, respondeu de forma tão impressionante durante a pré-época que Rúben Amorim não hesitou em dar-lhe oportunidades. A confiança do técnico foi recompensada, com Quenda a brilhar no Troféu Cinco Violinos frente ao Ath. Bilbao, onde foi titular e um dos melhores em campo.
Desde então, o percurso de Geovany Quenda tem sido uma sucessão de momentos altos. O jovem foi titular em todos os jogos da Liga, marcou o seu primeiro golo num clássico, na Supertaça diante do FC Porto, e recebeu a sua primeira convocatória para a Seleção A de Portugal, tornando-se um dos jogadores mais jovens a alcançar tal feito. Apesar de não ter sido utilizado no jogo contra a Escócia, Quenda tem mantido os pés no chão, com os seus objetivos centrados na próxima partida do Sporting contra o Arouca.
Veja também: Mulher de Roger Schmidt não perdoa o Benfica após demissão
Consciente do impacto rápido e impressionante de Quenda, Rúben Amorim tem estado atento ao jovem talento e tem tido várias conversas com o jogador, alertando-o para o perigo do deslumbramento. O treinador sabe que a gestão das expectativas é crucial para garantir que Quenda continue a evoluir sem que o momento atual lhe suba à cabeça. Amorim tem destacado a necessidade de manter a humildade e o foco, qualidades que o técnico valoriza no jovem jogador.
Apesar do ritmo acelerado da sua carreira até agora, Quenda parece disposto a seguir os conselhos do treinador. O jovem tem dado luta na ala direita do Sporting, disputando a posição com Geny Catamo. A sua determinação em continuar a merecer a confiança de Rúben Amorim é evidente, e o jogador está consciente de que o seu sucesso até agora é apenas o início de um caminho longo e cheio de desafios.
Veja também: Diogo Luís explica contas do Benfica: ‘Os custos estão descontrolados’
Geovany Quenda, assim como outros internacionais do Sporting, como Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão, já foi reintegrado no plantel, que se prepara para a deslocação a Arouca. Rúben Amorim, satisfeito com o regresso do grupo após as seleções, pode contar com um plantel mais completo para os próximos desafios, com destaque para o facto de nenhum dos seus jogadores ter sofrido grande desgaste. Inácio jogou 77 minutos contra a Croácia, enquanto Quenda e Trincão não foram utilizados, e Pedro Gonçalves somou apenas um minuto na vitória contra a Croácia.
O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!