adeptos-logo
Nacional
26/05/26 às 09:32

Portugal no Mundial vai dar na televisão aberta: RTP, SIC e TVI chegaram a acordo com a FIFA

A FIFA chegou a acordo com RTP, SIC e TVI para transmitir 20 jogos do Mundial 2026 em sinal aberto, avança o Correio da Manhã. Os jogos de Portugal estão incluídos. Nenhuma das partes confirmou oficialmente. A Sport TV tem os 104 jogos, 70 em exclusivo. O Mundial arranca a 11 de junho

Portugal no Mundial vai dar na televisão aberta. E toda a gente pode ver de graça.

O Correio da Manhã avançou esta madrugada que a FIFA chegou a acordo com a RTP, SIC e TVI para a transmissão de 20 jogos do Campeonato do Mundo 2026 em sinal aberto, incluindo todos os jogos da Seleção Portuguesa. ⚠️ Nenhuma das partes confirmou oficialmente o acordo. A A Bola e o ECO confirmaram junto de fonte da FIFA que o negócio está praticamente fechado mas os últimos detalhes ainda estão a ser acertados.

A notícia chega após meses de impasse que chegaram a gerar preocupação real entre os adeptos portugueses. As negociações estiveram paradas várias semanas porque a FIFA exigia um valor que os três canais consideravam excessivo. O PS chegou a questionar o Governo sobre o tema, a ERC foi envolvida no processo, e vários adeptos recearam ter de pagar para ver Portugal no Mundial pela primeira vez.

A lei portuguesa já protegia os adeptos: o Governo classificou os jogos da Seleção como eventos de interesse público generalizado ainda em novembro, o que obriga à transmissão em sinal aberto. Mas o valor a pagar pela licença continuava por acordar e agora parece estar resolvido.

Como ficam distribuídos os jogos: A Sport TV detém os direitos totais do Mundial 2026 : todos os 104 jogos, dos quais 70 em exclusivo. Os restantes 34 são partilhados com outros operadores. Dos 20 acordados com os canais generalistas, os jogos de Portugal estão garantidos em sinal aberto. Quem quiser ver todos os jogos do torneio, incluindo os que não vão para sinal aberto, terá de recorrer à Sport TV que transmite 92 jogos em directo, num total próximo de 1.000 horas de emissão entre 11 de junho e 19 de julho.

O Mundial começa daqui a 16 dias. Portugal estreia-se a 17 de junho frente à República Democrática do Congo em Houston. Agora já se sabe onde ver.

Quem é Enrique Riquelme — o homem que pode travar Mourinho no Real Madrid e não tem nada a ver com o argentino