O selecionador Roberto Martínez afirmou este sábado que vai fazer algumas alterações no ‘onze’ de Portugal frente à Escócia, na segunda jornada da Liga das Nações de futebol, e assumiu que poderá estrear Geovany Quenda no Estádio da Luz.
Veja também: Sporting com baixa de peso para os próximos jogos
Lesionado e já fora do estágio, Vitinha é baixa certa frente aos escoceses, mas o técnico espanhol confessou que irá realizar mais mudanças na equipa inicial.
“São dois jogos em 72 horas. Precisamos de proteger os jogadores e repartir os esforços. Vamos escolher um ‘onze’ com jogadores fisicamente e mentalmente preparados para as exigências da Escócia“, afirmou Roberto Martínez em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
O selecionador nacional explicou que o substituto de Vitinha ainda não está escolhido, já que ainda falta um treino, e admitiu que Quenda, de 17 anos, poderá viver a sua estreia na principal equipa das ‘quinas’ e tornar-se no jogador mais novo de sempre a vestir a camisola de Portugal.
“A idade não é um critério. Posso dizer agora que o Quenda, Tiago e Veiga vão estar na lista. Depois minutos ou não, dependerá do que acontecer. Temos dois jogadores na mesma posição. Há muitos aspetos a considerar. O Quenda mostrou durante os treinos que está preparado para jogar na seleção“, disse.
Veja também: Polémico: Jogadores exigiram a demissão de Schmidt a Rui Costa
Sobre o duelo de domingo com a Escócia, Martínez alertou para a intensidade de uma equipa britânica “forte no aspeto físico” e rápida a sair no ataque.
“Os nossos jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem isso. Muita intensidade, ataques rápidos, experiência. Não é só uma equipa britânica, é uma equipa física, mas uma equipa que tem muitas qualidades e o jogo será muito competitivo“, considerou o treinador de 50 anos.
Casado com uma escocesa, Martínez assumiu que defrontar a Escócia é sempre especial, embora arranje sempre “problemas” com os sogros.
“A mulher não é problema, os sogros é que são o problema. Agradeço o novo formato da Liga das Nações com duas equipas a poderem passar. Assim ficam todos contentes“, brincou.
Veja também: ‘Pediu desculpas a Pedro Gonçalves?’ – A resposta de Martínez
Rúben Dias alerta para o “futebol direto” da Escócia
O defesa Rúben Dias afirmou este sábado que Portugal tem de estar “preparado” para o “futebol direto” da Escócia, na Liga das Nações, e assumiu o desejo que alcançar a qualificação para os quartos de final o mais cedo possível.
“Não vai ser fácil. Temos de estar a um bom nível para conseguir os três pontos. A Escócia tem um futebol mais direto e temos de estar preparados. Queremos fazer os pontos todos em casa e se queremos terminar em primeiro, temos de vencer“, afirmou Rúben Dias em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, referindo-se ao encontro de domingo da segunda jornada do Grupo A1.
Na primeira ronda, na última quinta-feira, Portugal estreou-se na prova com um triunfo sobre a Croácia (2-1), numa partida que acabou ter um nível baixo tanto de agressividade como intensidade por parte das duas seleções, com apenas 11 faltas em toda a partida e um cartão amarelo (por protestos).
“Essa é a conclusão que se chega após o jogo, mas durante o jogo isso não nos passou pela cabeça. São duas equipas que sabem ter a bola e o jogo é controlado por isso, daí que haja menos contacto físico. Desse ponto de vista, é a altura da época que é, mas a nível de seriedade e agressividade não há alturas em que diferenciem. Quem não estiver a lutar por nada, não está aqui a fazer nada”, disse o central de 27 anos.
Veja também: Vítor Catão deixa pedido desesperado em tribunal: ‘Vão matar-me’
Questionado sobre um possível melhoramento da qualidade de jogo da seleção nacional, Rúben Dias explicou que os jogadores estão juntos “poucas vezes por ano” e que o selecionador acaba por ter pouco tempo para introduzir as suas ideias.
“Como é óbvio, nenhuma seleção vai apresentar o mesmo nível de jogo que os clubes. Jogo no Manchester City, que é uma das melhoras equipas do mundo, mas isso é o reflexo do trabalho de um ano inteiro. É injusto comparar isso com a seleção. Vimos de clubes diferentes e com ideias diferentes e juntamo-nos algumas vezes por ano. Tentamos o nosso melhor, mas é injusto comparar o nível de clube com o nível de seleção”, concluiu.
O Portugal-Escócia está agendado para domingo, às 19:45, no Estádio da Luz, e terá arbitragem do italiano Maurizio Mariani.
Portugal conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a ‘final four’ em 2020/21 e 2022/23.
Fonte: LUSA
O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!