Dá que pensar: Obikwelu aponta grande defeito nos jovens atletas – Adeptos de Bancada
Adeptos de Bancada

Dá que pensar: Obikwelu aponta grande defeito nos jovens atletas

Francis Obikwelu, velocista português.

Francis Obikwelu, medalha de prata nos 100 metros em Atenas 2004, considera que Portugal dificilmente voltará a ter um velocista do seu calibre, apontando a falta de disciplina e espírito de sacrifício entre os jovens talentos como principais obstáculos.

Veja também: Francisco Conceição pode deixar o FC Porto e a preço de saldo

O ainda recordista nacional dos 100 e 200 metros expressou estas preocupações durante uma visita ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras.

Segundo Obikwelu, as condições atuais dos atletas jovens são muito superiores às que existiam na sua época, mas a atitude perante o treino e a competição parece ter mudado para pior.

“Naquela altura, só tínhamos pista coberta aqui. Treinávamos ao frio, à chuva”, recordou o ex-atleta, salientando que, apesar das dificuldades, nunca desistiam. Hoje em dia, os jovens têm acesso a ginásios e saunas, mas os resultados não aparecem devido à falta de disciplina e rigor.

O antigo velocista de 45 anos acredita que a falta de exigência e o excesso de conforto estão a prejudicar o desenvolvimento dos jovens atletas.

Não lhes falta nada, mas estão sempre a queixar-se. Na minha altura, nem havia massagens, doía e continuávamos a treinar“, enfatizou. Para Obikwelu, a geração atual de atletas precisa de aprender o valor do sacrifício e da disciplina para alcançar o sucesso.

Veja também: Doença grave de Pinto da Costa levou Conceição a renovar (Vídeo)

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

Exit mobile version