adeptos-logo
Diversos
15/06/26 às 09:52

Jornalista britânica exige: "Bruno Fernandes deve abandonar Portugal se Ronaldo for titular." A frase que vai incendiar o país.

Angelina Kelly, comentadora da talkSPORT britânica, defendeu que Bruno Fernandes deve recusar-se a jogar pela seleção enquanto Ronaldo for intocável no onze. "Está a arruinar as hipóteses de todos," atirou. Portugal estreia-se quarta-feira frente à RD Congo.

Faltam dois dias para Portugal estrear no Mundial e uma jornalista britânica acabou de atirar uma granada para o meio do balneário. Angelina Kelly, comentadora da rádio talkSPORT, defendeu em directo que Bruno Fernandes devia recusar-se a jogar pela seleção enquanto Cristiano Ronaldo continuar a ser intocável no onze de Roberto Martínez. A frase foi dita sem rodeios. "O Bruno Fernandes, um dos jogadores chave e estrela de Portugal, precisa de ir ter com o Roberto Martínez e dizer que o Ronaldo não pode constar no onze inicial, caso contrário ele abandona a equipa e vai para casa, porque o Ronaldo está a arruinar as suas hipóteses e as de todos os seus colegas de ganharem o Mundial."

Kelly não ficou por aqui. "Ronaldo não foi bom o suficiente no último Europeu, e provavelmente também não foi bom o suficiente no último Campeonato do Mundo. Agora estamos em 2026 e o tipo simplesmente não desiste." A argumentação foi construída em torno dos vídeos dos jogos de preparação para o torneio. "Alguns dos vídeos dos amigáveis foram um pouco embaraçosos, com ele a falhar duelos individuais, a não passar a companheiros de equipa melhor posicionados na grande área. Parece-me acabado, para ser sincera."

O argumento central da comentadora é que a presença de Ronaldo no onze compromete as hipóteses de Bruno Fernandes de vencer o Mundial e de se candidatar à Bola de Ouro. "Se Portugal vencer o Mundial e ele fizer um grande torneio, pode ser candidato à Bola de Ouro. No entanto, não terá chances se Portugal continuar a alimentar o projecto de vaidade de Cristiano Ronaldo." A acusação estendeu-se ao selecionador. "Parece que Roberto Martínez aceitou, simplesmente, o facto de que ser treinador de Portugal equivale a apostar em Ronaldo como um pré-requisito."

A polémica surge num momento de máxima sensibilidade. Portugal estreia-se na quarta-feira às 18h frente à RD Congo em Houston, e a questão de quem joga no onze, e em que posição, é o tema dominante nos dias que antecedem o jogo. Ronaldo, com 41 anos, é o melhor marcador de sempre da seleção com 143 golos, e Martínez tem sido consistente na sua defesa da titularidade do capitão. Bruno Fernandes, por sua vez, chega ao Mundial vindo de uma das melhores épocas da carreira no Manchester United e é considerado o principal criativo da equipa.

Nenhum dos visados respondeu publicamente às declarações de Kelly. O silêncio, neste caso, talvez seja a resposta mais sensata.

Tempestade cancelou o treino de Portugal. Faltam dois dias para a estreia no Mundial.

Ver o Mundial de graça em Portugal: todos os jogos em sinal aberto, canal a canal
Bernardo Silva assinou pelo Real Madrid. Mas há uma lista que ele não quer conhecer.