adeptos-logo
Nacional
12/05/26 às 12:17

Adeptos do Benfica pediram a demissão de Rui Costa na Luz — e chegaram à tribuna presidencial

Após o empate 2-2 com o Braga que ditou a queda para terceiro lugar, os adeptos do Terceiro Anel insultaram Rui Costa e pediram a sua demissão em cânticos audíveis. A contestação chegou até à tribuna presidencial e foram necessários assistentes de segurança.

O apito final do árbitro João Pinheiro ainda estava a ecoar quando o Estádio da Luz se transformou. O que começou como frustração pelo resultado rapidamente se tornou numa contestação directa ao presidente do clube — e chegou mais perto de Rui Costa do que qualquer das anteriores.

A contestação do Terceiro Anel começou logo por ocasião do golo de Gorby ao minuto 88, com cânticos de insultos a Rui Costa que pediam a sua demissão. O ambiente arrefeceu momentaneamente quando Pavlidis converteu o penálti para o 2-2 nos descontos — mas foi um alívio de segundos. Confirmado o empate ao apito final, a contestação reacendeu-se com força redobrada. "Uma vergonha! Vocês são uma vergonha!", ouviu-se dirigido aos jogadores, que percorreram o relvado acompanhados apenas por Simão Sabrosa, director técnico. 

O contexto é importante para perceber a dimensão da frustração. O Benfica entrou em campo precisando de ganhar para manter a pressão sobre o Sporting na luta pelo segundo lugar. Jogou bem — Mourinho foi o primeiro a reconhecê-lo na conferência de imprensa. Criou mais de 25 remates, teve o jogo controlado na segunda parte e viu um golo anulado por centímetros. E ainda assim acabou em terceiro, a dois pontos do rival, dependente de um milagre na última jornada.

Rui Costa voltou a ser visado, com audíveis pedidos de demissão, entre insultos para o líder do clube e da SAD. A contestação ficou bem patente no restante percurso da equipa à volta do relvado, com a exibição de vários lenços brancos, e os protestos chegaram até bem perto da tribuna presidencial. Alguns adeptos que assistiram ao jogo em lugares adjacentes fizeram questão de manifestar desagrado no final — e foi necessária a intervenção de assistentes de recinto da segurança privada. 

Para os adeptos que enchem a Luz há quatro épocas sem título de campeão e agora em risco de perder o segundo lugar, a paciência chegou ao limite. A noite de ontem foi o culminar de semanas de tensão acumulada — as polémicas de arbitragem, a suspensão de Rui Costa, as duas semanas que podem custar a Champions directa ao clube.

Rui Costa não falou à imprensa após o jogo. A equipa também não deu declarações colectivas. O silêncio, neste contexto, diz tanto quanto qualquer palavra.

Sábado é o Estoril. O Benfica precisa de ganhar — e de um milagre em Alvalade. A Luz espera.

Miguel Costa