adeptos-logo
Nacional
14/02/25

Marco Galinha critica gestão de Rui Costa no Benfica

Empresário aponta falta de transparência e defende “união para levantar o clube”. Saiba mais pormenores.

O empresário Marco Galinha voltou a deixar críticas à liderança de Rui Costa, esta sexta-feira, durante a apresentação de um estudo sobre a Análise Económico-Financeira do Benfica

Veja também: O arraso de Joana Marchão a publicação do Chega já é viral

O documento, pedido por vários sócios, incluindo Galinha, analisou as contas do clube desde a época 2011/12 e revelou um prejuízo acumulado de 47 milhões de euros, sendo que 38 milhões foram registados nos últimos três anos – já sob a presidência de Rui Costa.

Galinha, que pondera avançar com uma candidatura à presidência do Benfica, defendeu que o clube precisa de uma gestão mais transparente e ambiciosa.

📌 “Sem boa gestão, não há poder económico. Sem ambição, não há glória”

Este estudo é um serviço público, um exemplo de transparência. A verdade nunca teve momento, a verdade e a transparência só têm uma direção: razão e emoção. No futebol, a razão é a verdade e a transparência é a seriedade”, começou por dizer.

O Benfica precisa de vitórias recorrentes, mas para isso precisamos de ter razão primeiro. Sem boa gestão, não há poder económico. Sem ambição, não há glória. Sem glória, não há Benfica, e isso nunca pode acontecer”, acrescentou.

Veja também: O apalpão que está a indignar o futebol feminino em Espanha (Vídeo)

🏆 “Queremos um Benfica campeão na gestão, mas parece que isso não interessa”

Galinha sublinhou que a grandeza do Benfica não pode ser apenas desportiva, mas também administrativa e financeira.

O Benfica é um dos maiores clubes do mundo e temos de estar à altura. Temos de honrar o nosso passado, de Eusébio, de Coluna, de Chalana e de todos os que passaram pelo clube, sejam jogadores, treinadores ou presidentes.”

Mas também queremos um Benfica campeão na gestão, na transparência, no governance, na liderança… e parece que isso hoje em dia não interessa”, atirou.

🚨 “É urgente levantar o Benfica”

O empresário defendeu que o clube precisa de liberdade financeira para poder competir ao mais alto nível e lamentou a falta de transparência no futebol.

Sem liberdade e liderança financeira, vamos sempre começar qualquer época a perder. É urgente levantar o Benfica. Podemos e devemos fazer muito melhor.”

Veja também: Ambiente de alta tensão no Milan coloca Conceição em risco

Houve um grande empresário português que me disse: ‘Marco, não contes com muita seriedade e transparência no mundo do futebol’. Isso é um erro. O futuro do futebol passa precisamente por transparência, seriedade e governance. Não há outro caminho.”

⚠️ Candidatura à presidência?

Apesar de ainda não ter confirmado se será candidato às eleições do Benfica, Marco Galinha tem-se mostrado cada vez mais ativo na crítica à gestão de Rui Costa e na defesa de um modelo de gestão mais rigoroso.

🔥 Será Galinha um verdadeiro candidato ou apenas uma voz crítica na oposição?

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues