O empresário Marco Galinha voltou a deixar críticas à liderança de Rui Costa, esta sexta-feira, durante a apresentação de um estudo sobre a Análise Económico-Financeira do Benfica.
Veja também: O arraso de Joana Marchão a publicação do Chega já é viral
O documento, pedido por vários sócios, incluindo Galinha, analisou as contas do clube desde a época 2011/12 e revelou um prejuízo acumulado de 47 milhões de euros, sendo que 38 milhões foram registados nos últimos três anos – já sob a presidência de Rui Costa.
Galinha, que pondera avançar com uma candidatura à presidência do Benfica, defendeu que o clube precisa de uma gestão mais transparente e ambiciosa.
📌 “Sem boa gestão, não há poder económico. Sem ambição, não há glória”
“Este estudo é um serviço público, um exemplo de transparência. A verdade nunca teve momento, a verdade e a transparência só têm uma direção: razão e emoção. No futebol, a razão é a verdade e a transparência é a seriedade”, começou por dizer.
“O Benfica precisa de vitórias recorrentes, mas para isso precisamos de ter razão primeiro. Sem boa gestão, não há poder económico. Sem ambição, não há glória. Sem glória, não há Benfica, e isso nunca pode acontecer”, acrescentou.
Veja também: O apalpão que está a indignar o futebol feminino em Espanha (Vídeo)
🏆 “Queremos um Benfica campeão na gestão, mas parece que isso não interessa”
Galinha sublinhou que a grandeza do Benfica não pode ser apenas desportiva, mas também administrativa e financeira.
“O Benfica é um dos maiores clubes do mundo e temos de estar à altura. Temos de honrar o nosso passado, de Eusébio, de Coluna, de Chalana e de todos os que passaram pelo clube, sejam jogadores, treinadores ou presidentes.”
“Mas também queremos um Benfica campeão na gestão, na transparência, no governance, na liderança… e parece que isso hoje em dia não interessa”, atirou.
🚨 “É urgente levantar o Benfica”
O empresário defendeu que o clube precisa de liberdade financeira para poder competir ao mais alto nível e lamentou a falta de transparência no futebol.
“Sem liberdade e liderança financeira, vamos sempre começar qualquer época a perder. É urgente levantar o Benfica. Podemos e devemos fazer muito melhor.”
Veja também: Ambiente de alta tensão no Milan coloca Conceição em risco
“Houve um grande empresário português que me disse: ‘Marco, não contes com muita seriedade e transparência no mundo do futebol’. Isso é um erro. O futuro do futebol passa precisamente por transparência, seriedade e governance. Não há outro caminho.”
⚠️ Candidatura à presidência?
Apesar de ainda não ter confirmado se será candidato às eleições do Benfica, Marco Galinha tem-se mostrado cada vez mais ativo na crítica à gestão de Rui Costa e na defesa de um modelo de gestão mais rigoroso.
🔥 Será Galinha um verdadeiro candidato ou apenas uma voz crítica na oposição?