adeptos-logo
Nacional
09/04/25

Números não mentem: FC Porto pior com Martín Anselmi

Treinador argentino já igualou o número de tropeções do antecessor… em menos de metade dos jogos. Saiba mais.

A pesada goleada sofrida no Clássico frente ao Benfica (1-4) parece ter selado o fim das ilusões portistas em relação ao título. Com 12 pontos de desvantagem para a liderança, a seis jornadas do fim, o FC Porto luta agora por assegurar o 3.º lugar e evitar um cenário histórico de queda na hierarquia nacional. 

Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe

Entre os fatores que contribuíram para o fracasso desportivo nesta primeira época da presidência de André Villas-Boas, destaca-se o desempenho instável dos vários treinadores que passaram pelo comando técnico da equipa, com especial enfoque nos números de Vítor Bruno e Martín Anselmi. E os dados não deixam margem para dúvidas: o rendimento piorou com a chegada do argentino. 

📊 O comparativo: Vítor Bruno vs. Martín Anselmi 

Estatística 

Vítor Bruno (29 jogos) 

Martín Anselmi (12 jogos) 

Vitórias 

18 (62,1%) 

5 (41,7%) 

Empates 

3 (10,3%) 

4 (33,3%) 

Derrotas 

8 (27,6%) 

3 (25%) 

Golos marcados 

63 

16 

Golos sofridos 

30 

14 

Veja também: Português entre os jogadores que Ronaldinho mais gosta de ver jogar

Desde a chegada de Anselmi, o FC Porto venceu apenas 5 em 12 jogos, um registo preocupante para uma equipa habituada a lutar por títulos. Em contraste, Vítor Bruno, apesar das suas limitações como técnico interino, sorriu em mais de 60% das partidas e manteve uma média ofensiva superior. Entre ambos, ainda passou brevemente José Tavares, sem sucesso (uma derrota e um empate). 

📉 Registo na I Liga: retrato de uma queda 

Na I Liga, o panorama é ainda mais dramático para Anselmi, que em nove jornadas já igualou os cinco deslizes de Vítor Bruno… em mais de 20 jogos a menos. O treinador ex-Cruz Azul não conseguiu vencer nenhum dos rivais diretos (empate com o Sporting, goleada sofrida frente ao Benfica), e somou ainda tropeções frente a Rio Ave, Vitória de Guimarães e SC Braga. 

🧮 O cenário atual 

Com 56 pontos e seis jogos por disputar, o FC Porto encontra-se fora do pódio. O 3.º lugar está nas mãos do SC Braga (57), enquanto Benfica (68) e Sporting (66) se perfilam como os únicos candidatos reais ao título. 

Veja também: 🎬 Tom Cruise regressa a Cannes com Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final

Se não recuperar rapidamente, o FC Porto poderá ter de disputar três rondas de qualificação para a Liga Conferência, algo impensável há poucos meses. E nesse cenário, o debate em torno da continuidade de Anselmi poderá tornar-se inevitável. 

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues