adeptos-logo
Modalidades
13/07/25

João Almeida desiste da Volta a França após queda

Português fraturou uma costela na 7.ª etapa e foi forçado a abandonar. Fim precoce para o herói da montanha.

Chegou ao Tour de France 2025 com ambição, pedalou entre os melhores e honrou a camisola da UAE Emirates, mas o corpo disse basta. João Almeida está fora da 112.ª edição da Volta a França, depois de uma queda violenta na 7.ª etapa que resultou na fratura de uma costela. Tentou continuar. Lutou. Mas acabou por abandonar a prova este domingo, durante a 9.ª etapa, com 89 quilómetros percorridos dos 174,1 entre Chinon e Châteauroux.

Veja também: Volte-face no negócio entre Sporting e Arsenal por Gyökeres graças ao empresário

A confirmação chegou pela voz da própria equipa:

“Embora tenha dado o seu melhor para continuar a lutar, apesar das lesões resultantes da queda, João Almeida foi obrigado a desistir do Tour.”

Foi o primeiro dos grandes favoritos a abandonar a prova, despedindo-se da geral no 37.º lugar, a mais de 19 minutos do camisola amarela e companheiro de equipa Tadej Pogacar.

Com apenas 26 anos, o ciclista de A-dos-Francos é já um nome incontornável do ciclismo português e europeu. Foi 4.º classificado no Tour-2024, 3.º no Giro-2023, e somou top 5 nas três grandes voltas — feito só superado por Joaquim Agostinho em termos de história nacional.

Veja também: O motivo que levou o FC Porto a acelerar a compra total de Samu

Mas o Tour 2025 revelou-se cruel. A queda na 7.ª etapa, a pouco mais de seis quilómetros da meta em Saint-Malo, deixou marcas profundas. Literalmente: uma costela fraturada e escoriações no corpo. Ainda assim, o português quis continuar a pedalar. Fez mais duas etapas com dores, ajudou os colegas o quanto pôde e mostrou porque foi eleito, inclusive, gregário da semana.

“O João vai recentrar-se em objetivos mais tarde na época. Recupera rápido, João”, escreveu a equipa dos Emirados, revelando que o próximo grande objetivo é a Vuelta a España, entre 23 de agosto e 14 de setembro, onde deverá ser o líder da formação.

Almeida já tinha sido forçado a desistir do Giro-2022 e da Vuelta-2024, ambas por covid-19. Desta vez, foi o azar em forma de asfalto que o afastou do sonho francês. Mas com a resiliência que o define, é apenas uma questão de tempo até voltarmos a vê-lo a escalar — não só montanhas, mas a história.

Veja também: Corte brutal: O salário que Félix vai auferir no Benfica

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!