adeptos-logo
Modalidades
02/05/25

Fim de uma era: Popovich abandona os Spurs 29 anos depois

Após 29 temporadas e cinco títulos da NBA, treinador norte-americano abandona o banco dos San Antonio Spurs e assume funções executivas.

Gregg Popovich, figura incontornável da história da NBA, anunciou esta sexta-feira a sua saída do cargo de treinador principal dos San Antonio Spurs, encerrando uma era de 29 temporadas consecutivas no comando técnico da equipa texana. Aos 76 anos, Popovich continuará ligado à organização como presidente de operações de basquetebol.  

Veja também: A provocação de César Peixoto sobre Hjulmand amarelado

Durante o seu percurso como treinador dos Spurs, iniciado em 1996, Popovich conquistou cinco campeonatos da NBA (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014), tornando-se no treinador com mais vitórias na história da liga, com um total de 1.422 triunfos na temporada regular. Foi também distinguido por três vezes com o prémio de Treinador do Ano da NBA.  

Problemas de saúde precipitam decisão 

A decisão de Popovich surge após um período de ausência devido a problemas de saúde. Em novembro de 2024, sofreu um acidente vascular cerebral ligeiro, que o afastou do banco durante o resto da temporada. Em abril de 2025, enfrentou um novo incidente médico num restaurante em San Antonio, que levou à sua hospitalização. Apesar de progressos na recuperação, Popovich optou por não retomar as funções de treinador principal, concentrando-se na sua saúde e no novo papel executivo.  

Veja também: Mulher descobre traição de Artur Jorge de forma insólito

Mitch Johnson assume comando técnico 

Durante a ausência de Popovich, o treinador-adjunto Mitch Johnson assumiu o cargo interinamente, conduzindo os Spurs a um registo de 31-45. Agora, Johnson é promovido a treinador principal da equipa, dando continuidade ao legado deixado por Popovich.  

Legado incomparável na NBA 

Gregg Popovich deixa um legado incomparável na NBA. Para além dos títulos conquistados, foi responsável pelo desenvolvimento de jogadores como Tim Duncan, Manu Ginóbili, Tony Parker e Kawhi Leonard, e liderou a seleção masculina dos EUA à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Em 2023, foi introduzido no Hall of Fame da NBA, reconhecendo a sua contribuição excecional para o basquetebol.

Veja também: Alpinista do Monte Fuji resgatado… duas vezes, por causa de um telemóvel!

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!

André Miguel Rodrigues