A Seleção Nacional feminina de ténis entrou da melhor forma na Billie Jean King Cup, ao vencer a Letónia por 3-0 na primeira jornada da pool D, referente ao Grupo I da Zona Europa/África, num encontro disputado esta terça-feira, em Vilnius, na Lituânia.
Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe
O primeiro ponto para Portugal surgiu pelas mãos de Matilde Jorge. A atual número 277 do ranking WTA teve de suar para bater Beatrise Zeltina (988.ª), com os parciais de 6-4, 3-6 e 7-5, num encontro muito disputado que durou duas horas e 29 minutos.
A fechar os singulares, Francisca Jorge, número 253 mundial, garantiu o triunfo na eliminatória ao vencer a principal tenista da Letónia, Darja Semenistaja (131.ª), por 6-3 e 6-4, em 1h27m de jogo.
Veja também: Menino de 4 Anos Liga para a Polícia Para Denunciar a Mãe… Por Comer o Seu Gelado!
Com a vitória assegurada, a capitã portuguesa Neuza Silva optou por poupar as irmãs Jorge e lançou a jovem Angelina Voloshchuk ao lado de Inês Murta, enquanto a Letónia também rodou a equipa, com Marcinkevica e Berzina a entrarem em campo. A dupla portuguesa venceu por 6-3 e 6-4, em 1h11m, fixando o resultado final em 3-0.
Portugal, atualmente 41.º no ranking da competição (a Letónia é 32.ª), reforça assim a ambição de lutar pela subida. Esta quarta-feira, a equipa lusa defronta a Croácia, que na ronda inaugural bateu a Áustria por 2-1. Os dois primeiros classificados da pool avançam para o playoff de promoção, enquanto o último classificado disputará a manutenção.