Raphaël Varane não esquece os primeiros anos da sua carreira no Real Madrid, nem tão-pouco o impacto decisivo que José Mourinho teve no seu crescimento.
Veja também: Portugal pode perder Cristianinho para outras quatro seleções
No podcast The Bridge, co-apresentado por Aurélien Tchouaméni e com Lassana Diarra como convidado, o agora ex-internacional francês recordou um momento-chave vivido com o técnico português… com uma abordagem muito ao estilo do Special One.
“Só lhe posso estar agradecido. Foi o Zidane que me ligou, mas foi o Mourinho quem me formou”, começou por explicar. Ao chegar ao Real Madrid, o central ouviu de Mourinho uma promessa simples: “Só quero uma coisa: que durante uma hora e meia me dês tudo, todos os dias. O resto é comigo. Relaxa”.
Na primeira época, Varane teve espaço apenas em jogos menos exigentes. Mas foi na segunda temporada, quando tentava afirmar-se, que viveu um dos episódios mais marcantes com o treinador português.
“Estava a forçar demasiado. Um dia, no ginásio, ele chama-me e diz: ‘Mas por que é que és inútil?’ Fiquei paralisado. Disse-lhe que não era fácil, que não estava a jogar e que estava a ser um mau arranque de época. E ele pergunta-me: ‘Quarta-feira, estás pronto para jogar?’”
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
A pergunta dizia respeito a um duelo de Liga dos Campeões frente ao Manchester City — um jogo decisivo. Varane, então com 19 anos, respondeu afirmativamente, mas admite: “Não estava, nem física nem mentalmente”.
Mesmo assim, foi titular.
“Vi que o Ramos estava no banco. Pensei: estou em Espanha, tenho 19 anos, não estou a 100% e vou ser titular na Champions. Se falho, estou acabado. Emprestado. Sem futuro. Mas fiz um bom jogo. Tive câimbras por todo o lado, mas joguei bem.”
A confiança depositada por Mourinho acabou por marcar a viragem.
“Tive a melhor segunda metade de época da minha carreira. Foi ele quem me fez voltar a jogar. É o tipo de treinador que te pica, mas para tirares o melhor de ti”.
Veja também: Valor de mercado de Félix baixa para o nível dos tempos de Benfica
Varane acabaria por somar várias temporadas de alto nível ao serviço do Real Madrid, conquistando quatro Ligas dos Campeões, entre outros títulos. Em 2021, rumou ao Manchester United, e viria a terminar a carreira esta época, ao serviço do Como, aos 31 anos.