adeptos-logo
Nacional
12/06/25 às 19:55

Cardoso Varela foge ao FC Porto e está a caminho de colosso espanhol

Cardoso Varela, avançado de apenas 16 anos e internacional jovem por Portugal, vai ser jogador de uma das melhores equipas de Espanha.

Cardoso Varela, avançado de apenas 16 anos e internacional jovem por Portugal, vai ser jogador do Barcelona. O talento português, que protagonizou uma das saídas mais rocambolescas dos últimos anos do FC Porto, será reforço dos catalães a partir de 2025/26, numa operação marcada por polémica, queixas formais à FIFA e uma transferência milionária. 

Veja também: Gyökeres deixa mensagem após polémica em torno do seu futuro

Segundo o jornal croata Sportske Novosti, o Barcelona bateu a cláusula de rescisão de cinco milhões de euros que ligava o jogador ao Dínamo Zagreb, clube que o acolheu após a controversa saída dos dragões. O jovem vai continuar mais um ano na Croácia, por empréstimo dos catalães, antes de integrar definitivamente o projecto do Barça. O valor da operação pode ainda subir para 15 milhões de euros, mediante objectivos

Um negócio com muitas camadas (e comissões) 

Apesar dos cinco milhões de euros pagos, o Dínamo Zagreb só irá encaixar 57% do valor. Os restantes 2,3 milhões de euros irão para o jogador e o empresário croata Andy Bara, protagonista em várias frentes do futebol europeu e conhecido por gerir a carreira de Dani Olmo. Bara esteve reunido com Deco, director desportivo do Barcelona, para fechar os últimos detalhes do acordo. 

A fuga do FC Porto 

O nome de Cardoso Varela já vinha a gerar controvérsia desde o verão passado. Depois de se destacar no Europeu de sub-17 – onde marcou um golo e fez três assistências – o jogador desapareceu, tendo sido mais tarde anunciado pelo Dínamo Zagreb, num movimento rodeado de suspeitas. 

Veja também: Benfica anuncia contratação de lateral-esquerdo - OFICIAL

A SAD liderada por André Villas-Boas apresentou queixa à FIFA, considerando que o jogador foi aliciado e “retirado” indevidamente do FC Porto. Parte do plano passava por inscrever Varela num clube da 4.ª divisão croata, o modesto NK Dinamo Odranski Obrez, até atingir a idade legal para assinar um contrato profissional. No entanto, a FIFA bloqueou a inscrição, desconfiando da súbita mudança do pai do atleta para a Croácia – com quem Cardoso Varela não mantinha contacto desde 2021 – e da natureza do vínculo a um clube amador, dada a dimensão do talento em questão

Ainda assim, o jogador acabou por juntar-se ao Dínamo Zagreb em fevereiro de 2024, tendo evoluído na equipa de juniores desde então

O futuro no Barça 

O Barcelona vê em Cardoso Varela uma das maiores promessas da sua geração. O plano é que o jovem português se adapte ao futebol croata durante mais uma temporada antes de integrar os quadros do clube catalão, onde Hansi Flick contará com ele a médio prazo. Para o imediato, o Barcelona continua a procurar reforços mais experientes para a ala, tendo Luís Díaz (Liverpool) e Nico Williams (Athletic Bilbao) como principais alvos. 

Veja também: Morata 'culpa' jogadores portugueses pelo penálti falhado na final da Liga das Nações

Com a transferência consumada, fica a mágoa no FC Porto, que além de perder um dos seus jovens mais promissores, vê-se envolvido numa das histórias mais complexas do mercado de transferências juvenil dos últimos anos. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues