Cardoso Varela, avançado de apenas 16 anos e internacional jovem por Portugal, vai ser jogador do Barcelona. O talento português, que protagonizou uma das saídas mais rocambolescas dos últimos anos do FC Porto, será reforço dos catalães a partir de 2025/26, numa operação marcada por polémica, queixas formais à FIFA e uma transferência milionária.
Veja também: Gyökeres deixa mensagem após polémica em torno do seu futuro
Segundo o jornal croata Sportske Novosti, o Barcelona bateu a cláusula de rescisão de cinco milhões de euros que ligava o jogador ao Dínamo Zagreb, clube que o acolheu após a controversa saída dos dragões. O jovem vai continuar mais um ano na Croácia, por empréstimo dos catalães, antes de integrar definitivamente o projecto do Barça. O valor da operação pode ainda subir para 15 milhões de euros, mediante objectivos.
Um negócio com muitas camadas (e comissões)
Apesar dos cinco milhões de euros pagos, o Dínamo Zagreb só irá encaixar 57% do valor. Os restantes 2,3 milhões de euros irão para o jogador e o empresário croata Andy Bara, protagonista em várias frentes do futebol europeu e conhecido por gerir a carreira de Dani Olmo. Bara esteve reunido com Deco, director desportivo do Barcelona, para fechar os últimos detalhes do acordo.
A fuga do FC Porto
O nome de Cardoso Varela já vinha a gerar controvérsia desde o verão passado. Depois de se destacar no Europeu de sub-17 – onde marcou um golo e fez três assistências – o jogador desapareceu, tendo sido mais tarde anunciado pelo Dínamo Zagreb, num movimento rodeado de suspeitas.
Veja também: Benfica anuncia contratação de lateral-esquerdo - OFICIAL
A SAD liderada por André Villas-Boas apresentou queixa à FIFA, considerando que o jogador foi aliciado e “retirado” indevidamente do FC Porto. Parte do plano passava por inscrever Varela num clube da 4.ª divisão croata, o modesto NK Dinamo Odranski Obrez, até atingir a idade legal para assinar um contrato profissional. No entanto, a FIFA bloqueou a inscrição, desconfiando da súbita mudança do pai do atleta para a Croácia – com quem Cardoso Varela não mantinha contacto desde 2021 – e da natureza do vínculo a um clube amador, dada a dimensão do talento em questão.
Ainda assim, o jogador acabou por juntar-se ao Dínamo Zagreb em fevereiro de 2024, tendo evoluído na equipa de juniores desde então.
O futuro no Barça
O Barcelona vê em Cardoso Varela uma das maiores promessas da sua geração. O plano é que o jovem português se adapte ao futebol croata durante mais uma temporada antes de integrar os quadros do clube catalão, onde Hansi Flick contará com ele a médio prazo. Para o imediato, o Barcelona continua a procurar reforços mais experientes para a ala, tendo Luís Díaz (Liverpool) e Nico Williams (Athletic Bilbao) como principais alvos.
Veja também: Morata 'culpa' jogadores portugueses pelo penálti falhado na final da Liga das Nações
Com a transferência consumada, fica a mágoa no FC Porto, que além de perder um dos seus jovens mais promissores, vê-se envolvido numa das histórias mais complexas do mercado de transferências juvenil dos últimos anos.