adeptos-logo
Nacional
21/07/25

José Mourinho comenta eventual regresso ao Benfica

José Mourinho voltou a abordar a possibilidade de regressar ao futebol português — e, como é habitual, fê-lo com a franqueza que o caracteriza. 

José Mourinho voltou a abordar a possibilidade de regressar ao futebol português — e, como é habitual, fê-lo com a franqueza que o caracteriza. 

Veja também: Os possíveis adversários do Benfica na 3ª pré-eliminatória da Champions

Após a vitória do Fenerbahçe por 2-0 frente à União de Leiria, num particular disputado em Albufeira, o técnico português deixou vários elogios ao momento que se vive no futebol nacional, sem esconder que segue com especial atenção aquilo que se passa na Luz.

Acompanho, obviamente que acompanho”, começou por dizer Mourinho. “Confesso que com mais curiosidade o Benfica, porque temos 25% de hipóteses de os apanhar nas qualificações para a Champions", explicou, referindo-se ao sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde os encarnados poderão defrontar a sua equipa.

Mas o olhar atento não se limita ao Benfica. Mourinho reconheceu que o FC Porto está a tentar reagir à má época passada, e que a situação em torno de Viktor Gyökeres está a gerar muita agitação em Alvalade.

Percebe-se todo este, não direi pânico, mas interesse à volta da situação do Gyökeres, que foi um jogador fundamental nos dois últimos títulos do Sporting”, apontou.

Veja também: Pai de Gyökeres desespera e chora por causa do Sporting

Benfica em período eleitoral... e Mourinho atento

Questionado sobre o momento eleitoral que se vive no Benfica, Mourinho sublinhou que, mesmo estando longe, não fica indiferente ao contexto.

O Fenerbahçe entra em período eleitoral ainda antes do Benfica, em setembro, o Benfica é só em outubro... são sempre momentos complicados”, disse. “Treinadores e jogadores, por muito que queiramos, naturalmente que não passamos de todo ao lado do processo eleitoral”.

Apesar da especulação habitual nestes períodos, negou qualquer contacto com candidatos à presidência do Benfica, mas não escondeu que gostava de voltar a treinar em Portugal. E aí entrou a nota mais pessoal da conferência.

Creio que as pessoas nem se lembram que fui lá treinador”, disse, numa alusão à sua breve passagem pelo comando técnico do Benfica, em 2000. “Foi um momento importantíssimo na minha carreira, foi lá que fui pela primeira vez treinador principal. Foi pouco tempo e acabou de forma... estranha”.

Veja também: FC Porto aplica goleada no primeiro jogo da era Farioli

Elogios ao atual treinador... e a Mário Branco

Mesmo sem esconder a admiração pelo Benfica, Mourinho mostrou respeito por quem lá está.

Tem lá um bom treinador, um amigo, ainda por cima setubalense, quero que tudo lhe corra bem”, disse, referindo-se naturalmente a Bruno Lage.

E destacou também a figura de Mário Branco, agora dirigente do clube da Luz: “Começou por ser só diretor-desportivo (no Fenerbahçe), e depois ficou um grande amigo. Por isso desejo que tudo lhes corra bem”.

Sobre um eventual duelo na Liga dos Campeões, Mourinho deixou um aviso: “Se nos encontrarmos na Champions, naturalmente que têm um poder diferente, mas iremos tentar complicar”.

Veja também: Jorge Jesus dispensa Otávio do Al Nassr que está de saída

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!