A temporada de Renato Sanches pode ter chegado ao fim, pelo menos no que diz respeito às provas nacionais. O médio de 27 anos, cedido pelo PSG ao Benfica, sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda que o deverá afastar da competição entre seis a oito semanas, colocando em dúvida não só a sua utilização até final da época, mas também a continuidade na Luz.
Veja também: BOMBA: É o fim - Ronaldo troca Georgina por modelo árabe
Na melhor das hipóteses, o internacional português só deverá regressar à competição na segunda quinzena de maio, falhando, no mínimo, nove jogos cruciais — sete na Liga e as duas mãos das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Tirsense. A presença na final do Jamor, agendada para 25 de maio, permanece em aberto, mas a recuperação física e o tempo de paragem tornam altamente improvável a sua utilização num jogo dessa importância.
Mundial de Clubes poderá surgir como último palco
Com o Mundial de Clubes agendado para junho, Renato poderá ter nesse torneio a última hipótese de se mostrar esta temporada. Ainda assim, tudo dependerá das opções técnicas de Bruno Lage, que terá de escolher os jogadores mais aptos fisicamente para uma competição de exigência máxima. Até ao momento, o médio não demonstrou o rendimento esperado, condicionado por diversas lesões ao longo da época.
Veja também: Rui Borges e o FC Porto-Benfica: "Posso ver mas..."
Permanência na Luz em risco
Emprestado pelo PSG, Renato Sanches tem no contrato uma cláusula de opção de compra de 10 milhões de euros. Apesar da forte ligação do jogador ao clube e da admiração que desperta entre os adeptos e estrutura encarnada, a constante inaptidão física e o elevado valor da cláusula dificultam a sua permanência.
A SAD do Benfica pondera negociar valores mais acessíveis, algo que dependerá da abertura do PSG em reduzir o montante exigido. Os franceses, por seu lado, não deverão libertar o jogador a custo zero, apesar de também estarem interessados em resolver o futuro do médio.
Veja também: Reinaldo Teixeira responde a suspeitas do FC Porto sobre negócios com Rui Costa
A história de Renato Sanches com o Benfica poderá assim voltar a conhecer um final antecipado, caso não haja acordo entre os clubes — e, acima de tudo, caso o jogador não consiga dar resposta física e desportiva ao mais alto nível.