Pedro Gonçalves vai iniciar a nova temporada com um marco especial: o 200.º jogo oficial pelo Sporting, numa visita ao Casa Pia que marca também o arranque da I Liga 2025/26.
Veja também: A reação de Cristiano Ronaldo à morte de Jorge Costa
A partida, agendada para sexta-feira às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior, será mais do que apenas o primeiro desafio rumo à revalidação do título — pode muito bem ser o primeiro passo de uma caminhada pessoal com destino ao Mundial 2026.
Adquirido ao Famalicão em Agosto de 2020, o transmontano natural de Vidago, concelho de Chaves, tornou-se uma referência do plantel leonino, atravessando as eras de Rúben Amorim e Rui Borges. Aos 27 anos, e após um longo período marcado por lesões, Pedro Gonçalves regressa em plena forma — física e emocional.
Regresso em força, com a mira apontada à Seleção
O camisola 8 dos leões terminou a época passada com um golo decisivo frente ao V. Guimarães, contribuindo para o bicampeonato, e voltou a mostrar estar a 100% ao disputar os 90 minutos da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Benfica. Apesar da derrota por 0-1, Pote foi um dos destaques leoninos.
Veja também: Os detalhes das cerimónias fúnebres de Jorge Costa
Mas há um objectivo que continua por cumprir: a afirmação na Seleção Nacional. Apesar dos elogios de Roberto Martínez, a utilização tem sido residual — apenas uma internacionalização sob o comando do seleccionador espanhol, a 5 de Setembro de 2024, frente à Croácia, quando entrou já nos descontos.
Curiosamente, Martínez voltou a convocá-lo para a final four da Liga das Nações, em Maio, apesar de Pedro Gonçalves ainda estar a recuperar da longa ausência entre Novembro de 2024 e Abril de 2025, devido a problemas físicos.
“O Pote é importante, tem muita concorrência na sua posição”, justificou na altura o selecionador.
Uma nova vida fora de campo
A motivação de Pedro Gonçalves para a nova época não se esgota no plano desportivo. O médio criativo foi recentemente pai… e logo de gémeas. Numa entrevista à RTP, revelou que essa novidade familiar pesou na sua decisão de permanecer em Alvalade mais um ano:
“Sendo o mais sincero possível, a minha vida pessoal está um bocado complicada, que tive agora as minhas filhas. Então, certamente fico aqui mais um ano. No próximo ano não sei, mas este ano é mais do que certo”.
Veja também: Acaba de chegar ao Benfica e já vai falhar a época lesão grave
Operação Mundial em marcha
Pedro Gonçalves sabe que a janela de oportunidade para chegar ao Mundial dos EUA, Canadá e México é agora. A fase de qualificação continua, e os próximos jogos frente à Arménia e à Hungria poderão ser decisivos para perceber se o novo Pote, rejuvenescido e motivado, faz finalmente parte dos planos de Roberto Martínez.
A visita a Rio Maior será, assim, mais do que apenas um jogo inaugural: será o primeiro passo de uma época com um destino ambicioso no horizonte. E Pote quer lá estar.
Veja também: As últimas palavras de Jorge Costa antes da sua morte inesperada (VÍDEO)