adeptos-logo
Nacional
09/08/25

Os milhões que Rui Costa já gastou em pontas-de-lança em 3 anos

A estreia de Franjo Ivanovic pelo Benfica não podia ter corrido melhor, com o golo na 3ª pré-eliminatória da Champions.

A estreia de Franjo Ivanovic pelo Benfica não podia ter corrido melhor. O internacional croata de 21 anos, contratado por 22,8 milhões de euros ao Union St. Gilloise, marcou logo no primeiro jogo, frente ao Nice, na primeira mão da 3.ª eliminatória de acesso à Liga dos Campeões

Veja também: Aí está o primeiro golo de Gyökeres pelo Arsenal (VÍDEO)

O golo abriu caminho ao triunfo encarnado e veio reforçar a aposta da estrutura liderada por Rui Costa, que com esta contratação já ultrapassou os 110 milhões de euros investidos em pontas-de-lança desde que assumiu a presidência. 

Sem Arthur Cabral (transferido para o Botafogo) e Belotti (de regresso ao Como após empréstimo), o Benfica entrou no mercado para reforçar o ataque. Ficou Pavlidis (18 M€), contratado no início da última época, e regressou Henrique Araújo, mas Rui Costa e Bruno Lage concluíram que Ivanovic reunia as características ideais para encaixar rapidamente nas ideias do treinador. 

O resultado foi imediato: titular apenas três dias após chegar, num sistema de dois avançados raramente usado na época passada, Ivanovic marcou, repetindo o feito do único jogo realizado pelo seu anterior clube esta temporada. Contas feitas: dois jogos oficiais em 2024/25, dois golos. 

Veja também: Supertaça ainda mexe: Sporting avança com queixa contra Lage

Sete pontas-de-lança em três anos 

Desde julho de 2021, Rui Costa já contratou sete avançados: Yaremchuk (17 M€ + 3 em bónus), Petar Musa (5,5), Tengstedt (7), Arthur Cabral (20), Marcos Leonardo (18), Pavlidis (18) e agora Ivanovic (22,8). O total atinge 111,3 milhões de euros, sem contabilizar bónus adicionais. 

A comparação com os rivais é clara: Sporting e FC Porto juntos não chegam à mesma verba no mesmo período. Os leões investiram 61,2 milhões em Gyökeres (20), Harder (19) e Luis Suárez (22,2). Os dragões gastaram 43,5 milhões em Fran Navarro (7), Deniz Gul (4,5) e Samu (32). Somados, os dois clubes atingem 104,7 milhões

Elogios internacionais 

A estreia de Ivanovic não passou despercebida fora de Portugal. Meios de comunicação em França, Bélgica e Espanha destacaram o desempenho do croata.

Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica

O jornal espanhol AS foi taxativo: “O Benfica descobre outro super 9”, descrevendo-o como “um avançado resistente, incómodo durante todo o jogo para a defesa febril do Nice”, que com “uma grande jogada bateu Diouf e silenciou o Allianz Riviera”.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues