O Benfica apresentou oficialmente José Mourinho como treinador, 25 anos depois da primeira e curta passagem do técnico pela Luz.
Na apresentação oficial de José Mourinho como novo treinador do Benfica, Rui Costa destacou o orgulho da contratação, explicou os termos do contrato e afastou qualquer ligação desta escolha ao processo eleitoral em curso.
O Benfica apresentou oficialmente José Mourinho como treinador, 25 anos depois da primeira e curta passagem do técnico pela Luz.
Rui Costa, presidente dos encarnados, sublinhou a dimensão da escolha e a honra de contar com um dos técnicos mais conceituados do futebol mundial.
“Era nosso desejo que o próximo jogo, na Vila das Aves, já tivéssemos treinador. É nesse sentido que aqui estamos. O mister José Mourinho dispensa apresentação, apenas dizer que é para nós um grande orgulho e uma grande honra trazer de volta a uma casa que bem conhece, 25 anos depois, um dos treinadores mais conceituados a nível mundial”, afirmou.
O líder das águias reforçou ainda que a aposta vai ao encontro da ambição de contar com um técnico com currículo vencedor:
“Veio ao encontro do que disse, depois do jogo, que pretendíamos um treinador com currículo ganhador e dificilmente encontraríamos um currículo mais vasto do que aquele que temos aqui. (…) É uma honra, privilégio e orgulho ter Mourinho como treinador do Benfica.”
Veja também: As exigências de Bruno Lage para deixar o Benfica
Rui Costa revelou que o contrato celebrado com Mourinho inclui uma cláusula ética, que permite ao clube decidir no final da temporada a continuidade do técnico.
“Há uma cláusula no final da temporada que deixa a possibilidade de tomar a decisão de continuar ou não com o treinador. (…) A decisão visa defender toda a gente. (…) A premissa era assegurar o treinador do Benfica com um treinador de excelência.”
O presidente lembrou que a escolha foi sua, mas reconheceu a vantagem de Mourinho já ter trabalhado com Mário Branco, diretor-geral do clube.
“As decisões e responsabilidades são minhas, mas toda a equipa que está na estrutura do futebol participa. (…) É uma vantagem que trabalharam juntos, mas pensar em Mourinho não é preciso ter uma pessoa que trabalhou com ele.”
Veja também: Mourinho já fala à Benfica: As farpas ao Fenerbahçe, o contrato e a visita ao FC Porto (VÍDEO)
Questionado sobre o impacto da contratação nas eleições de outubro, Rui Costa recusou qualquer ligação.
“Estou aqui enquanto presidente do Benfica e não enquanto candidato. A minha ida a Paredes estava estipulada antes do jogo com Qarabag. Se calhar não era a melhor semana para isso, aconteceu o que aconteceu na terça-feira, tomámos uma decisão, ontem entrámos em contacto com o mister Mourinho para hoje o ter aqui, indo de encontro ao que pedi.”
O presidente encarnado assumiu as responsabilidades pelas várias alterações técnicas nos últimos anos.
“Eu nunca deixei de assumir as minhas responsabilidades. Eu serei sempre o primeiro responsável, quem escolhe o treinador sou eu. (…) Espero e desejo que tenha de haver uma renovação do contrato e não uma rescisão do contrato, mas infelizmente nem sempre é possível.”
Veja também: A reação de Farioli à iminente chegada de Mourinho ao Benfica
Rui Costa não escondeu que a chegada de Mourinho representa também uma afirmação internacional para o clube.
“Queremos sempre que o clube evolua em todas as áreas. (…) Estamos muito orgulhosos desta contratação também por isso. (…) É dos melhores treinadores do mundo e com melhor imagem a nível mundial.”
Por fim, garantiu que Mourinho tem a experiência necessária para abstrair-se do momento político vivido no Benfica.
“Pela dimensão que tem e a experiência que tem pode alhear-se a tudo o que vai acontecer. (…) O risco era trazer um treinador sem experiência num período suficiente e sem bagagem para uma situação destas e dar uma época por perdida. (…) Só me resta agradecer a uma pessoa desta dimensão por aceitar este desafio”.
Veja também: A indemnização milionária de Amorim caso seja demitido do United
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!