Luís Figo voltou a estar no centro das atenções em Espanha, desta vez devido a um comentário sobre a decisão do governo espanhol de realizar, em 2025, mais de 100 eventos para assinalar a morte de Franco e o fim da ditadura.
Veja também: Félix baila diante do defesa e marca um golaço na Taça (Vídeo)
O ex-futebolista português criticou a medida no X (antigo Twitter), defendendo que o dinheiro poderia ser mais bem aplicado.
💬 “Que pena tenho que todo o dinheiro que será gasto com a celebração de um morto na história de Espanha há 50 anos não seja utilizado para as vítimas da DANA, em Valência, de modo a que saiam o mais rapidamente possível deste inferno. O maior problema hoje em dia são os vivos e não os mortos.”
⚖️ Acusado de “fascista” após comentário sobre Franco
As palavras de Figo geraram forte reação nas redes sociais, levando várias personalidades a responder.
👤 Gabriel Rufián, político catalão, partilhou a resposta do jurista Roger Heredia, presidente da Associação Banco de ADN e Desaparecidos da Guerra Civil, que deixou críticas ao português.
💬 “De ser um grande futebolista a demonstrar que os ricos também podem ter um coeficiente intelectual discutível. Há 100 mil desaparecidos em fossas, à espera que as suas famílias os possam recuperar. Resultado de uma falsa ‘transição’ e do fascismo, ainda presente.”
Veja também: Ronaldo gastou mais de 50M€ num novo jato privado luxuoso (Vídeo)
Mas não foi o único. Um utilizador da rede social, conhecido como ‘AntMan’, acusou Figo de ser “fascista” e atacou-o diretamente:
💬 “O maior problema são os porcos fascistas como tu, escória.”
🔥 Resposta dura de Figo
O antigo internacional português não deixou a acusação sem resposta e reagiu de forma contundente.
💬 “Fascista? Não gosto deles. O que sou é rico e isso deixa-te com muita inveja, inútil! Escória como tu, que não faz nada e vive de histórias, é quem cataloga as pessoas. Se queres um emprego, escreve-me e deixa de viver de subsídios.”
🗯️ As palavras de Figo geraram ainda mais discussão, com muitos a criticarem o tom da resposta, enquanto outros defenderam o ex-jogador.