adeptos-logo
Nacional
03/11/25 às 11:28

Árbitro de má memória para Mourinho dirige o Benfica-Leverkusen: "Não gosta de mim"

A UEFA anunciou que o italiano Simone Sozza será o árbitro do encontro entre Benfica e Bayer Leverkusen.

A UEFA anunciou que o italiano Simone Sozza será o árbitro do encontro entre Benfica e Bayer Leverkusen, a disputar-se esta quarta-feira (20h00), no Estádio da Luz, a contar para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O juiz de 38 anos liderará uma equipa de arbitragem totalmente italiana e tem, curiosamente, um passado recente ligado a José Mourinho, que já o elogiou — e criticou — num curto espaço de tempo.

Veja também: Expulsão perdoada ao Benfica em Guimarães? A análise à arbitragem

Será a primeira vez que Simone Sozza apita um jogo envolvendo uma equipa portuguesa, mas o seu nome não é novo para Mourinho. Em janeiro deste ano, quando o treinador português orientava o Fenerbahçe, defrontou o Olympique Lyon na Liga Europa, num jogo arbitrado precisamente por Sozza.

Na véspera dessa partida, Mourinho foi questionado sobre o reencontro com árbitros italianos — com quem já vivera alguns episódios tensos nos tempos da AS Roma — e respondeu ao seu estilo, com uma mistura de ironia e franqueza.

“Eu não tenho um problema com eles, eles é que têm um problema comigo. Penso que eles vêm para aqui para fazerem o seu melhor. Simone Sozza é um bom árbitro jovem, com muito potencial e futuro. Ele, provavelmente, não gosta de mim, mas vem para aqui para fazer bem o seu trabalho”.

Veja também: Carlos Vicens: "Encontrámos situações que nos privaram do empate"

O técnico luso explicou o que, na sua visão, significa uma boa arbitragem.

“O que é que isso significa? Significa que ninguém se lembre dele depois do jogo. O jogo será jogado entre o Fenerbahçe e o Lyon, então, a única coisa que os árbitros precisam de fazer é ajudar a que o jogo seja bom. Como disse, penso que é um árbitro com potencial”.

Contudo, após o apito final do empate sem golos entre turcos e franceses, Mourinho mudou de tom e deixou duras críticas ao desempenho do árbitro italiano, acusando-o de ter tido influência direta no resultado.

Houve dois cartões vermelhos incorretos na partida. A jogada de [Sael] Kumbedi a travar [Sebastian] Szymanski é um cartão vermelho claro. O árbitro tomou uma decisão errada e o VAR não corrigiu”.

Veja também: Presidente do V. Guimarães arrasa arbitragem do jogo com o Benfica

O técnico prosseguiu com a sua análise, apontando mais erros à equipa de arbitragem:

Depois, deu um cartão vermelho incorreto a [Moussa] Niakhaté, mas, aí, o VAR tomou a decisão certa e avisou que era apenas amarelo. Em seguida, o mesmo Kumbedi agarrou a garganta de Szymanski, derrubou-o para travar um ataque rápido, mas o árbitro não lhe deu amarelo e não o expulsou. O árbitro teve grande influência na partida, isso é claro”.

Agora, cerca de dez meses depois, Simone Sozza reencontrará José Mourinho, desta vez no banco do Benfica, para um jogo decisivo na caminhada europeia dos encarnados. O técnico português, conhecido por nunca deixar passar ao lado as arbitragens, terá novamente pela frente um juiz de quem guarda memórias… intensas.

Veja também: Ronaldo salva Al Nassr aos 90+15' mas é o festejo que dá que falar (VÍDEO)

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!